Lorenna Bolsanello de Carvalho

Produções bibliográficas

Artigos completos publicados em periódicos


1.UZÊDA, André. L. M. ; CARVALHO, L. B. ; MENDES, N. G. . Formação docente inicial, extensão universitária e educação literária: uma experiência de orientação compartilhada no projeto ?Fragata: itinerâncias literárias?. Perspectivas em Educação Básica, v. 4, p. 24-41, 2020.


2. CARVALHO, C. F. ; CARVALHO, L. B. . CAp Literário 2016: uma experiência artística, crítica e pedagógica. Revista Perspectivas em Educação Básica, v. 2, p. 78-85, 2019.


3. SANTOS, D. L. ; CARVALHO, L. B. . Fotonovelas literário-capianas: novos olhares sobre ?O Pagador de Promessas?. Revista Perspectivas em Educação Básica, v. 2, p. 87-94, 2018.


4. CARVALHO, C. F. ; CARVALHO, L. B. . CAp Literário 2016: uma experiência artística, crítica e pedagógica. Perspectivas em educação básica, v. 2, p. 78-85, 2018.


Capítulos de livros publicados

1. CARVALHO, L. B.; OLIVEIRA, R. S. ; SILVA JÚNIOR, A.F. ; FERREIRA, L. H. ; HENRIQUES, H. C. ; BARRETO, J. J. ; NOBLE, D. M. ; MENDES, R. S. ; CORREIA, J. V. ; SOUZA, D. C. P. . PROJETO TRANSLINGUISMOS NO CAP-UFRJ: línguas em fluxo e práticas pedagógicas de misturas. In: Ulisses Dias. (Org.). CALEIDOSCÓPIOS: O Colégio de Aplicação da UFRJ frente à pandemia de COVID-19. 1ed.Curitiba/PR: EDITORA CRV, 2023, v. 1, p. 227-246.

2. CARVALHO, L. B.; LEITE, T. S. ; OLIVEIRA, C. M. ; BANDEIRA, C. P. S. ; BERNAR, A. P. ; NOBLE, D. M. ; COELHO, J. V. ; CORREIA, J. V. ; GONCALVES, M. B. H. ; MENDES, R. S. . CAP LITERÁRIO 2020: janelas da memória. In: Ulisses Dias. (Org.). CALEIDOSCÓPIOS: O Colégio de Aplicação da UFRJ frente à pandemia de COVID-19. 1ed.Curitiba/PR: EDITORA CRV, 2023, v. 1, p. 87-108.

3. CARVALHO, L. B.; LEVY, M. A. . Escola em suspensão: a construção de uma educação-nuvem. In: Cassandra Pontes; Graça Reis e Sulamita Inácio Freire. (Org.). O Colégio de Aplicação diante do inédito: perspectivas femininas da escola em suspensão. 1 ed. Rio de Janeiro: Ayvu, 2021, v. 1, p. 1.


Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. CARVALHO, L. B.. O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. In: II Simpósio Internacional do Ensino de Língua Portuguesa, 2012, Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia: EDUFU, 2012. v. 2.


Resumos publicados em anais de congressos

1. CARVALHO, L. B.; EIRO, J. G. . O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos – Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. v. XV.


2. CARVALHO, L. B.; ARANHA, C. F. ; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° Ano do Ensino Médio: um olharà luz da Lingüística textual. In: Seminário CUMA: avaliação e prospecção, 2008, Belém. Seminário do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas – Avaliação e Prospecção. Belém: UEPA, 2008. v. 1. p. 3-42.


Apresentações de Trabalho

1. UZEDA, A. L. M. ; CARVALHO, L. B. . Compartilhando ‘experivivências’ poéticas: processos de intermediação na formação do leitor literário. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


2. UZEDA, A. L. M. ; CARVALHO, L. B. ; CARDOSO, C.L. . A formação do professor-leitor no projeto Fragata: em busca de um trajeto-memória. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


3.CARVALHO, L. B.; Uzêda, A.L.M. ; MENDES, N.G. . A experiência poética do silêncio na formação literária de jovens estudantes do Ensino Médio no projeto de extensão ‘Fragata: itinerâncias literárias’. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


4. UZEDA, A. L. M. ; MENDES, N.G. ; PINTO, N. S. ; BARBOSA, C. H. ; CARVALHO, L. B. . As formas da loucura: uma experiência poética no clube de leitura ‘Fragata: itinerâncias literárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


5. CARVALHO, L. B.; UZEDA, A. . A formação literária no projeto de extensão ‘Fragata: itinerâncias literárias’: percursos, recursos e excursos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


6.Uzêda, A.L.M. ; CARVALHO, L. B. . Quando a educação linguística pode virar crime: a crise da formação docente no cenário das ‘Escolas sem partido’. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


7. CARVALHO, L. B.; UZEDA, A. Projeto CAp Literário: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


8. Uzêda, A.L.M. ; CARVALHO, L. B. Desafios na articulação entre língua, literatura e produção textual no Ensino Fundamental: a realidade do CAp UFRJ.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


9. CARVALHO, L. B. A oralidade em livros didáticos de Português: algumas considerações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


10. CARVALHO, L. B. O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


11. CARVALHO, L. B. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


12. CARVALHO, L. B. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


13. CARVALHO, L. B. ENEM e produção textual: uma análise de saberes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


14. CARVALHO, L. B. A construção do ethos do professor no filme ?Entre os muros da escola?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


15. CARVALHO, L. B.; EIRO, J. G. . O oral no escrito dos vestibulandos da UEPA: indício de quê?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


16. CARVALHO, L. B.. Um retorno à arte de narrar: o emissor em Histórias de Alexandre, de Graciliano Ramos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


17. CARVALHO, L. B.. A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).


18. CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Incentivo à literatura infanto-juvenil: a formação de professores leitores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


19. CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e “deglutições” das vanguardas européias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


20. CARVALHO, L. B.; CARMO, L. L. . Antropofagia e Tropicalismo: reflexos e “deglutições” das vanguardas européias. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


21. CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. ; ARANHA, C. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Linguística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


22. CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


23. CARVALHO, L. B.; ARANHA, C. F. ; BARROSO, M. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Liguística Textual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


24. CARVALHO, L. B.; BARROSO, M. F. ; ARANHA, C. F. . A Produção Textual no 3° ano do Ensino Médio: um olhar à luz da Lingüística Textual. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


25. CARVALHO, L. B.; BRASIL, L. C. . Uma análise dos discursos ideológicos nos jornais “O Liberal” e “O Diário do Pará”. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Outras produções bibliográficas

1.CARVALHO, L. B.. A escola está nua! 2020 (Conto).


Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora