Projetos de Pesquisa

Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):

2021 – Atual

LIVROS ESCOLARES DE LEITURA NA PRIMEIRA REPÚBLICA BRASILEIRA: UMA MORFOLOGIA (1889-1930)

Descrição: Ao longo do século XX observou-se interesse crescente em torno de livros escolares de leitura tratados tanto como fonte quanto como objeto de investigação no âmbito da pesquisa histórica. No caso do Brasil, pesquisas na área se avolumam e indicam esforços no sentido de se estabelecer uma morfologia mais precisa em relação aos livros escolares de leitura (Batista, Galvão & Klinke, 2002), visto que nas pesquisas historiográficas se observa acentuada oscilação em relação à nomenclatura- manual pedagógico, livro didático, livro escolar, livro infantil, série graduada de leitura, livro de leitura, livro escolar de leitura -, provavelmente por se tratar de uma fonte relativamente recente nos estudos históricos, pela natureza descartável desse tipo de material escolar ou mesmo pela diversidade de abordagens que permite, como mostram as pesquisas a esse respeito desenvolvidas por Alain Choppin (2002 e 2004) e Agustín Escolano (2012). A natureza múltipla das abordagens em relação a esse objeto e fonte pode ser percebida em artigos, dossiês, trabalhos e livros que se ocupam do tema. Sem descurar da problemática que envolve tais interfaces, neste projeto busca-se examinar, em particular, os tipos de livros escolares de leitura associados às narrativas ficcionais visando ao segmento do leitor infantil. Conforme a historiografia do livro endereçado às crianças brasileiras tem assinalado (Arroyo,1968; Lajolo & Zilberman, 1994; Silva & Bertoletti, 2017), o campo do que se convencionou denominar Literatura Infantil anos mais tarde passou a ganhar forma somente a partir de um sistema literário consolidado. De um lado, observou-se a emergência de uma produção mais contínua; de outro, a consolidação de instituições que a legitimasse e, ainda, a existência de um público consumidor diferenciado daquele denominado público adulto. Antes disso, havia um formato bastante peculiar de livros escolares de leitura que associavam conteúdos escolares- hinos cívicos, descrições geográficas, feitos históricos – com a tipologia das narrativas ficcionais: enredo, personagem, narrador. Por que, afinal, buscou-se associar conteúdo escolar com narrativas ficcionais em livros que comporiam as bibliotecas das escolas primárias e se adaptariam aos programas escolares? Neste projeto, busca-se responder essa indagação ainda pouco explorada nos estudos relativos aos livros de leitura que foram produzidos e circularam na Primeira República no Brasil.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Liana Pereira Borba dos Santos – Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – Integrante / Aline Santos Costa – Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Carla Bispo Azevedo – Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho – Integrante / Aline Tasmerão – Integrante / Alexandra Lima da Silva – Integrante / Josiane de Souza Soares – Integrante / Soyane da Silva Santos – Integrante / Victor Soares Rosa – Integrante / Catiana Fernandes de Oliveira – Integrante / Gabrielle Mondêgo Carla Pacheco – Integrante / Marcelle Cristine Costa Nascimento Silva – Integrante / Patrícia Fernandes de Barros Ferreira – Integrante / Claudia Fernandes de Amorim de Oliveira – Integrante / Giovana Cerqueira Lopes – Integrante / Luana da Silva de Araújo Juliano – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Cooperação.

2018 – Atual

LIVROS EM COLEÇÕES: O CASO DA BIBLIOTECA INFANTIL DA LIVRARIA QUARESMA (1894 -1960) – FASE II


Descrição: Neste projeto, busca-se dar continuidade à pesquisa anterior – Livros em coleções: o caso da Bibliotheca Infantil da Livraria Quaresma (1894-1960) Fase I- por meio da qual se examinou a invenção da Bibliotheca Infantil pela Livraria Quaresma Editora ou Livraria do Povo (Rua São José, 65/67). Tratou-se de um investimento no último quartel do século XIX de livros baratos para o povo, assim como de livros para crianças, brinquedos, poemas, peças de teatro, contos adaptados para a realidade brasileira, de conteúdo moral, histórias proveitosas e piedosas de vários países, traduzidas umas e outras colhidas da tradição oral. Se, em um primeiro momento, identificaram-se o livreiro editor Pedro da Silva Quaresma e o jornalista Alberto Figueiredo Pimentel como mentores comerciais e intelectuais do empreendimento, nesta segunda fase da pesquisa, almeja-se investigar as redes de sociabilidade dos intelectuais que participaram do projeto editorial e, de algum modo, contribuíram para a consolidação do projeto inicial. De um lado, chama a atenção o protagonismo do ilustrador e caricaturista Julião Machado, com inserção nos periódicos em circulação à época, e tendo as ilustrações do início da coleção (1894) reproduzidas até os anos de 1960 nos livros da Bibliotheca Infantil Quaresma. Importa verificar, em acréscimo, o protagonismo de outros intelectuais que teriam participado do projeto por meio da autoria de textos, do exercício da crítica, como Julia Lopes de Almeida. De outro lado, nota-se que a coleção é formada de livros pertencentes a vários gêneros do discurso: contos, poemas, dramas, atividades de entretenimento como jogos, charadas. De tal modo, busca-se, nesta etapa, mapear e examinar esses gêneros do discurso, com a finalidade de se compreender as séries que constituíram a coleção, assim como o modo de se assegurar a fidelidade dos leitores até os anos de 1960 por meio de um formato material regular e as estratégias de conformação de um público leitor. Com vistas ao exame, o estudo apoia-se em pressupostos teórico-metodológicos extraídos da História da Leitura, da História da Edição, da História Intelectual, assim como da epistemologia bakhtiniana sobre os gêneros do discurso. De modo geral, interessa-nos agregar pesquisadores que investiguem a história do livro e da leitura, com especial ênfase no período analisado.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Liana Pereira Borba dos Santos – Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – Integrante / Aline Santos Costa – Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Cíntia Borges de Almeida – Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho – Integrante / Josiane de Souza Soares – Integrante / Soyane da Silva Santos – Integrante / Luana da Silva de Araújo – Integrante / Victor Soares Rosa – Integrante / Catiana Fernandes de Oliveira – Integrante / Gabrielle Mondêgo Carla Pacheco – Integrante / Marcelle Cristine Costa Nascimento Silva – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

2015 – 2018

LIVROS EM COLEÇÕES: O CASO DA BIBLIOTECA INFANTIL DA LIVRARIA QUARESMA (1894-1960) – FASE I 2015 -2018


Descrição: A Livraria Quaresma Editora ou Livraria do Povo (Rua São José, 65/67) destacava-se no último quartel do século XIX pela produção de livros baratos para o povo, assim como de livros para crianças, contos adaptados para a realidade brasileira, de conteúdo moral, histórias proveitosas e piedosas de vários países, traduzidas umas e outras colhidas da tradição oral. A primeira ocorrência desses livros localizada no periódico O Paiz em 1894 consiste em um título: Contos da Carochinha. No curto espaço de dois anos, contudo, registram-se, no mesmo periódico, reedições de Contos da Carochinha, notas críticas sobre o projeto editorial e o lançamento de outros títulos: Contos da Avozinha, Histórias do Arco da Velha, Os Meus Brinquedos, Histórias da Baratinha. De tal modo, em novembro de 1896, já não se registram apenas anúncios contendo títulos avulsos. A livraria Quaresma Editora anuncia naquele momento uma completa biblioteca: Bibliotheca Infantil, dedicada especialmente às crianças. Para dirigi-la, o português Pedro da Silva Quaresma convidou o jornalista e escritor Alberto Figueiredo Pimentel (1869-1914). O intelectual lançava-se na adaptação e organização de uma biblioteca para crianças com livros que foram reeditados pela Quaresma até os anos de 1960. Livros organizados em coleções tendem a seduzir o público, torná-lo fiel a um formato regular, criando expectativas de leitura, como assinalam Mollier (2011) e Olivero (1998). Nesta pesquisa, busca-se, pois, compreender a gênese e a consolidação dessa biblioteca, a partir dos anúncios veiculados na imprensa da época, estudos críticos, assim como elementos relacionados à influência do editor e de seu organizador: Alberto Figueiredo Pimentel. Com vistas ao exame, o estudo apoia-se em pressupostos teórico-metodológicos extraídos da História da Leitura, da História da Edição assim como da História Cultural.


Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) 

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Liana Pereira Borba dos Santos – Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – Integrante / Aline Santos Costa – Integrante / Cíntia Borges de Almeida – Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho – Integrante / Jonathan Douglas Pereira – Integrante / Gabrielle Mondego – Integrante / Aline Tasmerão – Integrante / Telma Amorgiana – Integrante / Mariane Sousa – Integrante / Marianna Borges – Integrante / Josiane de Souza Soares – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

2013 – 2018

LEITURA PARA MENINAS E MOÇAS NAS COLEÇÕES DA LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO EDITORA (1930-1960)- FASE II


Descrição: Neste projeto, busca-se dar continuidade à investigação relativa a representações de meninas e de moças nas coleções da Livraria José Olympio Editora voltadas para este público leitor. Destaca-se a Coleção Menina e Moça, tradução da Bibliothèque de Suzette, lançada no Brasil em 1934, e com edições que se estendem à década de 1950. Tendo-se observado acentuada prescrição na apresentação dos livros tanto por parte do editor quanto de intelectuais destacados no campo cultural à época, nesta segunda fase, a ênfase recai no exame dos enredos, nas representações das personagens femininas, designadas como meninas e moças, a par da correspondência do editor com os intelectuais que conformaram a circulação das obras, como a influência de Alceu Amoroso Lima, Tristão de Ataíde, de Raquel de Queiroz, de Maria Eugenia Celso, atesta. Acresça-se o exame de catálogos da editora e de discursos desses intelectuais relativos às representações acentuadas. Espera-se, pois, ampliar o campo do estudo sobre a dimensão educativa do impresso, materializado em leituras femininas na primeira metade do século XX. Ademais, associam-se à pesquisa central estudos sobre a história do livro e da leitura, com especial ênfase no período assinalado.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso – Integrante / Miriam Hisae Yaegashi Zappone – Integrante / Tamires Farias de Paiva – Integrante / Patrícia Vianna Lacerda de Almeida – Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – Integrante / Aline Santos Costa – Integrante / Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Cíntia Borges de Almeida – Integrante / Carla Bispo Azevedo – Integrante / Michele Ribeiro de Carvalho – Integrante / Jonathan Douglas Pereira – Integrante / Gabrielle Mondego – Integrante / Rosangela da Graça Souza – Integrante / Jenifer da Silva Santos – Integrante / Daise Silva dos Santos – Integrante / Marianna Borges Barbosa de Carvalho – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

2009 – 2012

LEITURA PARA MENINAS E MOÇAS NAS COLEÇÕES DA LIVRARIA JOSÉ OLYMPIO EDITORA (1930 – 1950)

Descrição: José Olympio projetou-se como um dos mais importantes editores de obras literárias e de livros não didáticos no Rio de Janeiro nas décadas de 1930 e 1940. Em 1934, ano de sua transferência de São Paulo para o Rio de Janeiro, lança a Coleção Menina e Moça, que só é retomada na década de 1940. Ao que se deve esta lacuna na produção editorial de José Olympio? Qual a relevância dos livros literários voltados para as meninas e para as moças à época e no conjunto dessa produção? Ao examinar fontes primárias, como catálogos da editora das décadas de 1930 e 1940 e a correspondência entre o editor, colaboradores e autores editados, esta pesquisa visa tanto melhor compreender as práticas de leitura voltadas para as meninas e para as moças no período examinado quanto as representações sociais a elas veiculadas.

Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso – Integrante / Miriam Hisae Yaegashi Zappone – Integrante / Patrícia Elsabel Bento Tiuman – Integrante / Monike Braz da Silva – Integrante / Márcio Alex Pereira – Integrante / Letícia Toniete Izeppe Bisconcim – Integrante / Tamires Farias de Paiva – Integrante / Nathália Chrystine Vieira Pereira – Integrante / Patrícia Vianna Lacerda de Almeida – Integrante / Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza – Integrante / Jéssica Tamara Andrade de Paula – Integrante.
Financiador(es): FAPERJ / UERJ Bolssa Prociência – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2008 – 2012

O CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: MEMÓRIA E IDENTIDADE

Descrição: Busca-se recuperar a memória e a identidade do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio de dupla abordagem. Por um lado, examinam-se fontes documentais como deliberações, autorizações para funcionamento, pareceres normativos, de modo a organizar um arquivo, contendo os principais documentos legais que instituíram e permitem o funcionamento atual do Curso. De outro, por intermédio da investigação de informativos, periódicos e atas dos Conselhos Departamentais, recuperam-se os princiapis marcos históricos do Curso, que auxiliem a entender os aspectos relacionados à sua identidade atual, tais como: grade curricular, sistema de crédito, plano de periodização, fluxograma, certificação, sistema de avaliação dos alunos e do Curso, corpo docente, gestores e quadro técnico-administrativo.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Vanessa Maia da Cruz – Integrante / Tatiane Fátima dos Santos Ferreira – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.

2006 – 2009

A LEITURA DO JOVEM: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS


Descrição: Busca-se compreender concepções e práticas de leitura relacionadas ao jovem no contexto da Cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa ancorada em dupla abordagem. De um lado, com base em exame interpretativo de fontes documentais e publicitárias, investigam-se discursos concernentes à leitura dirigidos aos jovens por parte dos órgãos governamentais. De outro, por meio de pesquisa etnográfica realizada em escolas, residências e demais espaços de produção cultural, examinam-se modos e objetos de leitura relativos aos jovens, os quais possam configurar efetivas formas de apropriação.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Ana Carolina Siqueira Veloso – Integrante / Gisele Gonçalves Isaías – Integrante / Rodrigo Ruan Merat Moreno – Integrante / Déborah de Paula Areias – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa.Número de orientações: 3

2004 – 2007

A REDE DE BIBLIOTECAS POPULARES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E A FORMAÇÃO DE LEITORES


Descrição: Trata-se de pesquisa de natureza etnográfica, por meio da qual buscamos levantar o histórico e o modo de funcionamento das bibliotecas populares da Cidade do Rio de Janeiro, indicando o tipo de acervo e as condições de manutenção por parte do poder público. Além disso, investigamos os modos e os gestos de leitura que conformam a relação entre texto e leitor, entre espaços e formas específicas de se ler. No segundo semestre de 2006, janeiro e fevereiro de 2007,fizeram parte desta pesquisa 28 alunos do curso de graduação, distribuídos em 6 bibliotecas populares na cidade do Rio de Janeiro (Biblioteca Popular de Jacarepaguá- Cecília Meireles, Biblioteca Popular de Bangu- Cruz e Souza, Biblioteca Popular do Engenho Novo- Agripino Grieco, Biblioteca Popular da Tijuca- Marques Rebelo, Biblioteca Popular de Santa Teresa- José de Alencar e Biblioteca Popular da Ilha do Governador- Euclides da Cunha).

Alunos envolvidos: Graduação: (29) 

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Angela Sobreira dos Santos Cea – Integrante / Augusto Leandro Araújo – Integrante / Cristina de Souza Silva – Integrante / Daniele Mendes de Souza – Integrante / Eduardo Monteiro Marques – Integrante / Elaine Lima dos Santos – Integrante / Eliane Soares Nogueira – Integrante / Jamil Macalam Saab – Integrante / Juliana Camargos da Silva – Integrante / Juliana Cavalheiro de Lima – Integrante / Juliana Costa de Goes – Integrante / Lidiana Santana da Silva – Integrante / Liliane Figueiredo da Silva – Integrante / Luciane Teixeira da Silva – Integrante / Liuza Cavini Ayres – Integrante / Maria Jose Silva Barreto – Integrante / Maria Martins da Silva – Integrante / Mariza Dias da Silva Duarte – Integrante / Michelle da Silva Saab – Integrante / Priscila Santos Rosario – Integrante / Roselaine Dias da Silva de Assis – Integrante / Simone da Costa Moreira – Integrante / Kesley A. dos Anjos Meneses – Integrante / Valeria Cristina Lessa – Integrante / Vanessa da Silva Ribeiro – Integrante / Wagner Dias Amorim – Integrante / Welmilene Maria Moraes Santos – Integrante.

Número de produções C, T & A: 9

2000 – 2004

INFÂNCIA DE GRACILIANO RAMOS: UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO LEITOR NO BRASIL

Descrição: Esta pesquisa busca identificar elementos determinantes na formação do leitor criança. Examina-se o romance autobiográfico Infância, de Graciliano Ramos, a par de fontes históricas e dados biográficos, por evidenciarem aspectos cognitivos, históricos e culturais ao longo desse processo de formação. Os dados coletados referem-se à passagem do século XIX ao XX, no interior do estado de Alagoas ( Brasil), no período de 1892 a 1906, e fornecem subsídios para a compreensão do desenvolvimento do leitor criança na sociedade brasileira contemporânea..

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador.

Número de produções C, T & A: 43


Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):

2022 – Atual

Cartilha Maravilhosa, de Theobaldo Miranda Santos: um projeto de alfabetização por meio da literatura infantil

Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história da alfabetização no Brasil, propõe-se o estudo de Cartilha Maravilhosa, do educador brasileiro Theobaldo Miranda Santos (1901-1971), publicada entre as décadas de 1950 e 1970, pela Livraria Agir Editora. Trata-se de cartilha de alfabetização de crianças, para ensino da leitura por meio de contos de fadas. Mediante procedimentos de localização, recuperação, reunião e organização de fontes documentais primárias e secundárias, busca-se interpretar e analisar o projeto de alfabetização proposto que, por seu caráter temático inovador, garantiu a esse artefato produção e circulação por três décadas, constituindo um momento histórico no qual a alfabetização já não era lastreada em primeiro plano nos métodos de ensino.


Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Adriana Carlos – Integrante / Regina Alves São Marcos – Integrante / Jenniffer Keisy Alves Rodrigues – Integrante / Jonatan Alves de Freitas Aguiar – Integrante.

2018 – 2021

THEOBALDO MIRANDA SANTOS E A PRODUÇÃO DE LIVROS PARA ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NO BRASIL


Descrição: Este projeto, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira, visa a contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura e escrita, a partir de um estudo da produção do educador brasileiro Theobaldo Miranda Santos (1904-1971). Mediante procedimentos de localização, seleção e ordenação de fontes documentais primárias e secundárias de e sobre esse autor, busca-se pelo método de análise da configuração textual interpretar e analisar sua produção de livros para ensino de leitura e escrita que se caracteriza por quantidade, diversidade e longevidade.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Agnes Carolina Anton Viana – Integrante / Jefferson Lack da Silva – Integrante / Isvia Gomes da Silva – Integrante / Raíssa Nunes Pinto – Integrante.

2015 – 2018

HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA PRIMÁRIA (PARANAÍBA/MS. 1950-1960): VAMOS ESTUDAR?


Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura e escrita na escola primária do estado de Mato Grosso do Sul e do Brasil, propõe-se o exame da série de livros didáticos Vamos Estudar?, de Theobaldo Miranda Santos (1904-1971), que circulou na escola primária Página 1 de 4 no município de Paranaíba/MS, durante os anos de 1950 e 1960. Para sua execução, propõe-se a análise da -configuração textual- da série, e análise das apropriações e da utilização pelos professores, entre os anos de sua circulação. Assim, pretende-se uma análise do sentido desse material didático para ensino de leitura e escrita nas práticas escolares da escola primária em Paranaíba, em sua especificidade, como criação da própria escola, nela e para ela, compreendendo o projeto do autor e do editor e sua recepção pelo professor.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador.

2013 – 2016

INFÂNCIA, MEMÓRIA E ESCOLARIZAÇÃO EM MATO GROSSO (1950-1971)
Descrição: O projeto tem como foco central o desvelamento da infância no antigo estado de Mato Grosso, buscando localizar, identificar e quantificar as instituições escolares públicas e confessionais destinadas ao acolhimento desse segmento.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Milka Helena Carrilho Slavez – Integrante / Ademilson Batista Paes – Coordenador / Fernando Luís Oliveira Athayde – Integrante.

2011 – 2013

HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM MATO GROSSO DO SUL (1977-2008)


Descrição: Neste estudo, cujo tema é a história do ensino de língua portuguesa em Mato Grosso do Sul, pretendo analisar as normatizações empreendidas nos currículos de 1º grau/ensino fundamental prescritos para essa disciplina no estado em questão, desde 1977 -ano de criação do estado- até 2008 -ano de publicação do mais recente documento oficial para esse ensino no estado, para compreender sua história do ponto de vista oficial. Para isso, foram eleitos como corpus documentos oficiais que normatizam o ensino de língua portuguesa no estado de Mato Grosso do Sul para, por meio da análise da configuração textual desses documentos, proceder à análise proposta. Trata-se de pesquisa histórica em Educação que segue a tendência teórico-metodológica nomeada História Nova que concebe a escola dotada de uma cultura própria e as disciplinas, uma das produções ou criações próprias da escola, capazes de evidenciar o caráter criador do sistema escolar.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Dayane Aparecida Ferreira da Silva – Integrante / Gisele Rocha da Silva – Integrante / Sandra Luiza Martins – Integrante / Eislher Alves Ferreira – Integrante / Rosângela Sueli Bruno – Integrante / Roselena Alves dos Santos – Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 7

2011 – 2013

HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MATO GROSSO DO SUL: LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES CONFESSIONAIS CATÓLICAS E PROTESTANTES NO BOLSÃO


Descrição: Levantamento e mapeamento das instituições escolares confessionais católicas e protestantes no Bolsão sul-mato-grossense.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Ademilson Batista Paes – Coordenador.

2011 – 2013

MEMÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PARANAÍBA/MS (1946-1971)


Descrição: Neste projeto de pesquisa, com objetivo de contribuir para a produção de uma história da educação em Mato Grosso do Sul (MS) e no Brasil, faz-se a proposição de um estudo sobre a história da escola primária no município de Paranaíba, localizado naquele estado, no que diz respeito a: sua cultura material, atores envolvidos, práticas escolares e seus sentidos, no período compreendido entre 1946 e 1971. Para sua execução, propõe-se: levantamento, localização, organização, reunião e recuperação de fontes documentais dispersas em escolas mais antigas do município; recuperação e organização de acervos escolares; e, resgate, reconstrução e preservação da memória de ex-alunos e ex-professores, mediante registro de entrevistas, de modo a resgatar, organizar e preservar a memória da escola.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Milka Helena Carrilho Slavez – Integrante / Ademilson Batista Paes – Integrante / Georgea Suppo Prado Veiga – Integrante / Silvane Aparecida de Freitas – Integrante / José Antonio de Souza – Integrante / Eislher Alves Ferreira – Integrante / Rosângela Sueli Bruno – Integrante / Roselena Alves dos Santos – Integrante / Sandra Maria Bartolomeu Honda – Integrante / Mileide Ferreira de Castilho – Integrante / Eduardo José Paxeco – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2011 – 2013

IMAGENS DOS IDOSOS EM DISCURSOS MIDIÁTICOS


Descrição: A questão do idoso tem ocupado um lugar de destaque em distintos setores da sociedade (televisão, documentos, igreja, escola, filantropia), apresentando-se como mais um problema social a ser enfrentado, seja pelo poder público, pela família, pelos diferentes segmentos sociais de iniciativa privada ou pela universidade. Assim sendo, o projeto -A imagem do idoso no discurso midiático- tem como principal objetivo analisar as representações que a mídia faz do idoso, verificar o jogo de imagens que é veiculado nas propagandas, publicidades, textos jornalísticos destinadas a idosos, que argumentos utilizam para convencer o idoso a comprar, que imagem de idoso é repassada à sociedade por meio dos diversos gêneros textuais, que idéias, valores esses textos colocam em circulação em nossa sociedade. Assim, com base nas teorias da análise do discurso de linha francesa, pretendemos analisar os ditos e não ditos, as representações sobre o idoso circuladas na mídia atual. Isso porque consideramos que a mídia, como forma de manifestação dos discursos para a afirmação de uma nova velhice, pode concorrer tanto para a construção de uma outra mentalidade social para a compreensão do fenômeno do envelhecimento, como mascarar a realidade social.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Silvane Aparecida de Freitas – Coordenador / Priscila Aparecida da Silva Cruz – Integrante / Cristiane Pereira Moraes e Sousa – Integrante / José Antonio de Souza – Integrante / Marlúcia Francisca de Oliveira – Integrante / Elma Corrêa Scarabelli – Integrante / Junior Alberto Malheiros – Integrante / Silvana Cosmo Dias – Integrante / Michele Seraffim dos Santos – Integrante / Thiago Simioli Holsbach – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1

2009 – 2010

HISTÓRIA DAS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA EM PARANAÍBA/MS (1977-2009)

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Silvane Aparecida de Freitas – Integrante.

2007 – 2009

ENSINO DA LEITURA NO BRASIL: SOBRE A FORMAÇÃO DO GOSTO


Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino da leitura, enquanto formação do gosto pela leitura, em diferentes instâncias legitimadoras desse ensino, a saber: a escola, a biblioteca e o mercado editorial, por meio da análise da configuração textual de documentos que deem a compreender como se processa esse ensino por meio dessas instâncias. Trata-se de uma pesquisa de fundo histórico.

Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador.
Financiador(es): Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Outra.

2006 – 2007

OS GÊNEROS TEXTUAIS MAIS CIRCULADOS SOCIALMENTE

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador.


Profª Drª Alexandra Lima da Silva (UERJ):

2019 – Atual

ESCRITA DE SI, MEMÓRIA E PROFISSÃO DOCENTE

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Chrystina Venancio Mignot em 02/02/2020.
Descrição: Nucleando pesquisadores empenhados em refletir acerca do fenômeno da educação, na perspectiva da história, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa Instituições, práticas educativas e história voltam-se para objetos que atravessam a recente literatura especializada, recobrindo objetos associados à história de diferentes tipos de instituições e de práticas educativas a elas correlatas. O projeto visa assim aprofundar as relações regulares com EUA, México, Argentina, Suíça, Espanha, Portugal e Moçambique, envolvendo ações de formação, pesquisa e publicação em revistas e livros, em torno das temáticas que atravessam os estudos no âmbito da historiografia da educação: história e historiografia da profissão docente e escola, memória, cultura escrita, que se desdobram em projetos a eles articulados, como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal (séculos XIX e XX), e escola, cultura escrita e (auto)biografia, história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si e escritas de si, cultura escrita e resistências. Dentre as instituições com os quais têm mantido um regular intercâmbio sobre as temáticas em estudo destacam-se: Universidade de Illinois (EUA) e CINVESTAV/DIE (México), Universidad Nacional de Rosário (Argentina), Université de Géneve (Suíça), universidades Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica (Moçambique) em torno da história da profissão docente e historiografia e com a Universidad de Alcalá (Espanha) e Colegio San Luis de Potosí (México), em torno de escola, cultura escrita e (auto)biografia, Universidade de Sevilla (Espanha) em torno de memória e patrimônio educativo, Universidade de Coimbra (Portugal) em torno de educação feminina e Universidade de Lisboa (Portugal) em torno de educação republicana e Universidad de la Plata (Argentina), em torno de história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si.

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT – Coordenador / Lia Ciomar Macedo de Faria – Integrante / Paula Leonardi – Integrante / José Gonçalves Gondra – Integrante / Marcia Cabral da Silva – Integrante / Maria Celi Chaves Vasconcelos – Integrante / Sonia Camara Rangel – Integrante.

2018 – Atual

FLORES DE ÉBANO: ESCRITAS DE SI, TRAJETÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO


Descrição: Este projeto analisa os significados das escritas de si na experiência de escravizadas e escravizados no século XIX. Objetiva interpretar os significados da inserção de tais sujeitos no universo da cultura escrita, sinalizando para a importância de compreender os diferentes saberes e experiências dos cativos. A partir do mapeamento e do cruzamento de documentos diversos, tais como autobiografias, relatos de viagem, correspondências, jornais, dentre outras fontes, procura compreender a importância da instrução na experiência de escravizados, com especial atenção aos Estados Unidos e ao Brasil. Defende as escritas de si como resistência e como caminho na luta pela conquista e ampliação de direitos.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa / Prociência UERJ – Bolsa.

2017 – 2020

VIAJAR É TRADUZIR O MUNDO: INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS, INTERCÂMBIOS E DIVERSIDADE CULTURAL (1850-1920)


Descrição: O projeto intitulado Viajar é traduzir o mundo: instituições educativas, intercâmbios e diversidade cultural (1850-1920), objetiva analisar a importância das viagens no processo de formação, intercâmbios e circulação de ideias e dos debates sobre a educação no período de 1850 a 1920. Procura compreender a experiência de intelectuais e educadores, num sentido mais amplo, homens e mulheres que percorreram o próprio país, o que viajaram para o exterior, em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual, fortalecimento de redes de sociabilidade, e participação nas ações e nos debates em torno das causas da educação.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador / Evelyn de Almeida Orlando – Integrante / Giuslane Francisca da Silva – Integrante / Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti – Integrante / Amanda dos Santos Silva – Integrante / Daiane Alves de Brito – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2016 – Atual

FONTES PARA O ENSINO/PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INVENTARIANDO AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO RIO DE JANEIRO (1870-1930)


Descrição: Inscrita no campo Educação, esta proposta se justifica por promover reflexões acerca do histórico processo de escolarização no Brasil, seus efeitos, características e complexidades. O projeto tem por objetivos levantar, pesquisar, organizar e divulgar fontes de diversas categorias cujos indícios façam referências às experiências escolares de outros tempos, mapear a localização e distribuição física das escolas públicas e privadas nas regiões da Corte Imperial (século XIX) e cidade do Rio de Janeiro (século XX), bem como produzir materiais e recursos didáticos para o ensino e a pesquisa em História da Educação. O período proposto como delimitação cronológica, entre as décadas de 1870 a 1930, envolve um contexto de importantes avanços no processo de escolarização, no sentido da ampliação da malha pública e privada de ensino, da organização do campo educacional, bem como do empenho da administração pública em regulamentar essas ações. Como resultados das atividades de estudo, pesquisa e trabalho com as fontes no Arquivo da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Arquivo da Cúria Metropolitana, e Biblioteca Nacional, a proposta é construir um mapa físico/geográfico, mas também social e cultural das diversas experiências escolares promovidas pelo Estado e pela Sociedade Civil (Estado, Igrejas, Agremiações, Sociedades, Associações). Da mesma forma, disponibilizar informações sobre os lugares de guarda dos documentos analisados, dos arquivos e fontes relativas às instituições escolares estudadas. Espera-se, ainda, elaborar coletivamente materiais e recursos didáticos voltados para o ensino das disciplinas da área da História da Educação, bem como, instrumentos de pesquisa sobre a temática.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador / Paula Leonardi – Integrante / Aline Pasche – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

2015 – 2018

SUJEITOS EM TRÂNSITO: REDES DE SOCIABILIDADE, INSTITUIÇÕES E CIRCULAÇÃO DE SABERES (1850-1920)


Descrição: Analisar os significados das viagens realizadas por intelectuais e educadores no âmbito da História da Educação, é o horizonte do presente projeto de pesquisa. Qual a importância das viagens para os intelectuais? Se por um lado, é possível identificar elementos que os unem, quais as especificidades de tais experiências? Tais viagens foram momentos formadores? Possibilitaram intercâmbios? O que significava viajar para dentro e para fora do país? O projeto objetiva analisar a importância das viagens no processo de formação, intercâmbios e circulação de ideias e dos debates sobre a educação no período de 1870 a 1920. Procura analisar a experiência de educadores, num sentido mais amplo, homens e mulheres que percorreram diferentes países e continentes em busca de aperfeiçoamento profissional e intelectual, fortalecimento de redes de sociabilidade, e participação nas ações e nos debates em torno das causas da educação..

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2014 – 2016

INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS CENTENÁRIAS DE CUIABÁ: LUGARES DE MEMÓRIAS, PATRIMÔNIO E ENSINO DE HISTÓRIA (1858-2014)


Descrição: Considerando que também a escola é um lugar de memória e de pesquisa e ressaltando a importância da preservação do patrimônio histórico e educativo, o presente projeto de pesquisa procura compreender os significados das diferentes instituições educativas centenárias de Cuiabá, no período compreendido entre 1858-2013. Objetiva dar visibilidade às diferentes memórias em torno das centenárias instituições educativas de Cuiabá, indicando com isso, diferentes usos e significados em torno das mesmas, atentando também, para a importância da preservação desses espaços enquanto patrimônio histórico-cultural da cidade. O projeto visa contribuir para a valorização do patrimônio educativo da cidade de Cuiabá, a fim de evidenciar que instituições como escolas centenárias e outros lugares de memória também são lugares de pesquisa e formação.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador / Marcelo Fronza – Integrante / Cristiane Thaís do Amaral Cerzósimo Gomes – Integrante / Renilson Rosa Ribeiro – Integrante / Rodrigo Davi Almeida – Integrante / Nathalia da Costa Amedi – Integrante / Marcia Gomes Freire – Integrante / Vanessa Aparecida de Oliveira – Integrante / PEREIRA, Maria da Conceição – Integrante / Nileide Souza Dourado – Integrante / Giuslane Francisca da Silva – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Auxílio financeiro.

2013 – 2015

VIAJANTES DE CLIO: INTERCÂMBIOS, ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO


Descrição: O projeto busca investigar os sentidos das viagens realizadas por autores de livros didáticos de História. Objetiva analisar a importância das viagens no processo de formação, intercâmbios e circulação de ideias e debates referentes ao ensino de História no Brasil, sobretudo entre finais do século XIX até metade do século XX.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador / Vanessa Aparecida de Oliveira – Integrante / PEREIRA, Maria da Conceição – Integrante.
Número de orientações: 1

2003 – 2005

A RIQUEZA DOS LIBERTOS: OS BENS DOS ALFORRIADOS ENTRE OS SÉCULOS XVIII e XIX NO SUDESTE DO BRASIL


Descrição: A riqueza dos libertos. Alforria, cultura material e heranças étnicas.

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / Sheila Siqueira de Castro Faria – Coordenador / Carolina Ramalho de Sá – Integrante / Eduardo Cavalcante – Integrante / Mila Santos de Paula – Integrante / Bárbara Deslandes Primo – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2001 – 2003

MULHERES FORRAS- RIQUEZA E ESTIGMA SOCIAL (MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO ENTRE O SÉCULO XVII E PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX)


Descrição: Mulheres forras – riqueza e estigma social (Minas Gerais e Rio de Janeiro entre o século XVII e primeira metade do século XIX).

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / et ali – Integrante / Sheila Siqueira de Castro Faria – Coordenador / Carolina Ramalho de Sá – Integrante / Guilherme Decarlo Ferreira – Integrante / Bruce Souza Portes – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.


Projetos de Extensão

Profª Drª Márcia Cabral da Silva (UERJ):

2019 – Atual

RODAS DE LEITURA LITERÁRIA NA EDU

Descrição: O projeto tem por objetivo criar possibilidades de acesso amplo à literatura em suas diversas modalidades- poética, imagética, oral, narrativa – por meio de rodas de leitura. A literatura encontra-se disseminada nos mais variados suportes e pode ser usufruída por todos os grupos sociais, visto que se trata de uma manifestação cultural derivada da vida em sociedade, com séculos de existência, capaz de afirmar o homem em sua humanidade (Candido, 1985). Entretanto, nas sociedades grafocêntricas contemporâneas, notam-se dificuldades de se realizar a leitura de uma obra literária densa e de se compartilhar pontos de vista sobre a leitura socialmente. Uma roda de leitura tem o potencial de superar esse tipo de dificuldade, pois se trata de uma prática pedagógica e cultural relacionada ao ato de ler conjuntamente. Desse modo, poderá favorecer o acesso mais amplo à linguagem e à estrutura dos textos literários, motivação para leitura, debate e reflexão densa sobre a obra lida. Espera-se, assim, contribuir para a formação literária e cultural dos participantes da Roda de Leitura Literária, que ocorrerá mensalmente, em local apropriado na Faculdade de Educação.

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Liana Pereira Borba dos Santos – Integrante / Paula da Silva Vidal Cid Lopes – Integrante / Aline Santos Costa – Integrante / Maria Leticia Cautela de Almeida Machado – Integrante / Anna Carolina Cabral de Andrade da Matta Machado – Integrante.


2014 – Atual

LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO NA ESCOLA
Descrição: Trata-se do Edital Apoio à Melhoria das Escolas Públicas – FAPERJ.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Coordenador / Aline Santos Costa – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Outros Projetos

2018 – Atual

Projeto CAPES/PRINT – EDUCAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO – Escritas de si, memória e profissão docente

Descrição: Nucleando pesquisadores empenhados em refletir acerca do fenômeno da educação, na perspectiva da história, os estudos desenvolvidos no âmbito da linha de pesquisa Instituições, Práticas Educativas e História voltam-se para objetos que atravessam a recente literatura especializada, recobrindo objetos associados à história de diferentes tipos de instituições e de práticas educativas a elas correlatas. O projeto visa assim aprofundar as relações regulares com EUA, México, Argentina, Suíça, Espanha, Portugal e Moçambique, envolvendo ações de formação, pesquisa e publicação em revistas e livros, em torno das temáticas que atravessam os estudos no âmbito da historiografia da educação: história e historiografia da profissão docente escola, memória, cultura escrita, que se desdobram com projetos a eles articulados, como a educação de mulheres no Brasil e em Portugal ( séc. XIX e XX), a escola, cultura escrita e autobiografia, história da cultura escrita, história da leitura, escritas de si, cultura escrita e resistências. Dentre as instituições com as quais têm mantido regular intercâmbio sobre as temáticas em estado, destacam-se: Universidade de Illinois (EUA) e CINESTAD/DIE (México), Universidad Nacional de Entre Rios ( Argentina), Université de Géneve ( Suiça), Universidades Eduardo Mondlane e Universidade Pedagógica de Moçambique, em torno da história da profissão docente e historiografia com a Universidad de Alcalá ( Espanha) e Colegio San Luis de Potosí ( México), em torno de escola, cultura escrita e autobiografia com a Universidad de Sevilla (Espanha) em torno de memória e patrimônio educativo, Universidade de Coimbra (Portugal) em torno da educação feminina e educação republicana ( Universidade de Lisboa), em torna da leitura, cultura escrita e escrita de si Universidad de La Plataforminhas ( Argentina)..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Doutorado: (20) .

Integrantes: Márcia Cabral da Silva – Integrante / José Gonçalves Gondra – Integrante / Ana Chrystina Venâncio Mignot – Coordenador / Lia Ciomar Macedo de Faria – Integrante / Sônia Câmara – Integrante / Maria Celi Chaves Vasconcellos – Integrante / Alexandra Lima da Silva – Integrante / Paula Leonardi – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.


Profª Drª Estela Natalina Mantovani Bertoletti (UEMS):

2011 – 2013

CATALOGAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DOS ACERVOS DO ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL HANS E MUSEU MUNICIPAL DICO QUIRINO DE PARANAÍBA/MS
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ademilson Batista Paes em 09/12/2019.

Descrição: Catalogação de fontes documentais dispersas no arquivo municipal.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Ademilson Batista Paes – Coordenador.

2010 – 2012

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPARTILHANDO SABERES SOBRE INCLUSÃO SOCIAL

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Doracina Aparecida de Castro Araujo – Coordenador / Ademilson Batista Paes – Integrante / Elson Luiz Araujo – Integrante / Silvane Aparecida de Freitas – Integrante / José Antonio de Souza – Integrante / Marlúcia Francisca de Oliveira – Integrante.

2009 – 2012

JORNAL “VOZ ACADÊMICA”: NOVOS CAMINHOS PARA A INTERAÇÃO E O FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA NA UNIVERSIDADE

Descrição: Produção escrita e impressa de jornal com fins de divulgação do conhecimento acadêmico.

Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Elizabeth Maria de Mendonça Silva – Integrante.

2009 – 2010

LEITURA, LITERATURA E FORMAÇÃO HUMANA

Descrição: Buscando incentivar o gosto pela leitura e contribuir para o processo de formação humana que o texto literário propicia, o projeto visa a levar literatura para leitura compartilhada aos alunos da APAE de Paranaíba/MS.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador / Clotilde Bomilcar de Freitas – Integrante.

2009 – 2009

JORNAL TRIBUNA JURÍDICA: COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA NA UNIVERSIDADE

Descrição: Ministrante de palestra sobre o tema: O jornal como meio de comunicação, a fim de levar os colaboradores do Jornal Tribuna Jurídica a refletir sobre seu papel na elaboração desse jornal universitário..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Elisabeth Maria de Mendonça Silva – Coordenador.

2008 – 2010

LABORATÓRIO DE PEDAGOGIA: O LÚDICO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Descrição: Colaboradora no projeto de formação de alunos do curso de Pedagogia, em relação à utilização do laboratório contendo brinquedos e jogos e outros materiais lúdicos.

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Elson Luiz Araujo – Coordenador.

2008 – 2010

LABORATÓRIO DE PEDAGOGIA: O LÚDICO E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Descrição: Mediar a utilização de espaço com material lúdico para formação profissional do pedagogo em formação inicial.

Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Elson Luiz Araujo – Coordenador.

2008 – 2008

JOGOS TRADICIONAIS: RECREAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO (UM RESGATE CULTURAL)

Descrição: Desenvolvimento de jogos tradicionais durante o intervalo de aulas da Escola Estadual Gustavo, em Paranaíba, com fins de recreação e socialização dos alunos.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Integrante / Dayane Rocha de Oliveira – Coordenador.

2007 – 2009

AMIGOS DA LEITURA IV

Descrição: Buscando incentivar o gosto pela leitura, o presente projeto visa a implementar ações de leitura que atendam à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

Alunos envolvidos: Graduação: (16) .

Integrantes: Estela Natalina Mantovani Bertoletti – Coordenador.


Profª Drª Alexandra Lima da Silva (UERJ):

2014 – 2015

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUSEU DE ARTE SACRA DE MATO GROSSO – PROEXT 2015

Descrição: Realizar o Programa de Extensão Universitária Educação Patrimonial no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso , possibilitado através da parceria entre Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso e Museu de Arte Sacra MASMT, que tem como objetivo a realização de quatro projetos, executados por alunos de graduação, que contemplem a pesquisa, ações de educação patrimonial e preservacionista, voltada para a salvaguarda e comunicação das referências patrimoniais.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / Marcelo Fronza – Integrante / Renilson Rosa Ribeiro – Coordenador / Viviene Lozi – Integrante / Graciela Mendes Fernandes da Fonseca – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.

2014 – 2015

NOVOS TALENTOS – UFMT

Descrição: Criar uma rede estudos e colaboração envolvendo docentes, estudantes da graduação e da pós-graduação da UFMT, docentes e estudantes da educação básica (ensino médio) a fim de desenvolver ações extracurriculares que favoreçam a inclusão social e desenvolvimento da cultura científica. Objetivos Específicos: Promover situações de estudos e debates sobre cientificidade, produção e socialização da cultura científica na sociedade contemporânea articulando universidade e escola de educação básica com reflexos positivos para os dois níveis de ensino; Fomentar o uso das tecnologias da informação e da comunicação no estudo de questões relativas aos vários campos do conhecimento que integram currículos da educação básica e da educação superior; Promover atividades que potencializem o desenvolvimento de estudos, debates e produção e socialização de conhecimentos sobre o tema -Águas em Mato Grosso- reconhecendo o protagonismo de professores e estudantes da educação básica e da educação superior nesses processos; Organizar visitas de estudantes e docentes da educação básica a espaços inovadores existentes na UFMT, especialmente a laboratórios, museus, herbário e centros avançados na perspectiva de fomentar o surgimento de novos talentos no campo da produção e socialização da cultura científica; Promover seminários com a finalidade de possibilitar debates, apresentação de trabalhos e avaliação sobre as atividades desenvolvidas em cada um dos subprojetos abrindo espaço para o pronunciamento e atuação de estudantes e professores da educação básica; Fomentar a Produção de metodologias, estratégias e materiais didáticos inovadores, visando à melhoria da qualidade da educação; Criar estratégias que permitam a inclusão de estudantes surdos neste projeto; Possibilitar a mobilidade de professores da educação básica (viagens orientadas) a centros de referência em ciência e tecnologia existentes no Brasil.

Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / Marcelo Fronza – Integrante / Renilson Rosa Ribeiro – Integrante / Tania Maria Lima Beraldo – Coordenador / Leandro Duarte Rust – Integrante / Elane Chaveiro Soares – Integrante / Edna Hardoim – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

2009 – 2011

TANTAS ESCOLAS, TANTAS MEMÓRIAS: INVENTÁRIO DAS CENTENÁRIAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

Descrição: Considerando que também a escola é um lugar de memória e de pesquisa e ressaltando a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, o presente projeto visa à elaboração de um documentário sobre as Escolas Centenárias do Rio de Janeiro. A partir de uma investigação iniciada na sala de aula com turmas da disciplina Prática e Pesquisa Pedagógica, do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, objetiva localizar e mapear os diferentes sujeitos, memórias e objetos destas antigas escolas, num movimento que busca dar visibilidade a estas instituições educativas, muitas vezes esquecidas. Neste sentido, tendo em vista as novas capacidades construídas a partir do contato com a mídia, uma vez que cada vez mais intensamente, as novas gerações leem imagens , acreditamos que a elaboração de um vídeo possibilita tanto uma reflexão nos modos de seu fazer pelos alunos na universidade, como também, pode ser um rico veículo para a ampliação das pesquisas oriundas da academia, enfatizando sobretudo, os usos pelas escolas públicas de educação básica, além da divulgação das pesquisas para um público mais amplo de modo geral, respeitando o princípio da universalidade do conhecimento e do direito ao acesso aos bens culturais. Para a feitura do vídeo, será de grande valor a diversidade de fontes coletadas, dentre os quais, as coleções de fotografias sobre as escolas em seus múltiplos aspectos (cotidiano, professores, alunos, arquitetura, dentre outros), os documentos escritos sobre a fundação das escolas, além do depoimento e narrativas, obtidos a partir de entrevistas como os diferentes sujeitos em suas relações com as referidas escolas. Edital Apoio à Produção de Material Didático para Atividades de Ensino e/ou Pesquisa/FAPERJ. Recursos obtidos: R$ 16.800,00.

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Integrante / ANA CHRYSTINA VENANCIO MIGNOT – Coordenador / Rory Santos – Integrante / Marcela G. Clemente – Integrante / Bruna Mello Tavares – Integrante / Jacqueline de Albuquerque Varella – Integrante.
Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ – Auxílio financeiro.

Outros Projetos

2014 – 2015

Pibid 2013 – UFMT/CAPES Subprojeto História / Campus Cuiabá

Descrição: Trata-se de um dos subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES, desenvolvido pelo Curso de História-UFMT, em Cuiabá. Conta com 30 bolsistas de Iniciação à Docência, 4 supervisores, 2 coordenadores de área e 2 escolas de Ensino Médio: a Escola Estadual Presidente Médici e a Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria De Arruda Muller. O cumprimento das ações previstas deverá ser avaliado por meio da consecução dos seguintes resultados: 1. aprimorar a formação de professores de História, através da oferta de formação diferenciada aos alunos bolsistas e voluntários do PIBID; 2. promover a valorização da licenciatura em História e com isso o incentivo da docência entre os alunos de graduação, por meio das atividades específicas do subprojeto PIBID de História e da repercussão do desempenho dos alunos bolsistas e voluntários no curso; 3. articular a formação inicial à continuada na área de história com a criação de espaços e situações de troca de saberes entre alunos de graduação, professores em exercício na escola e os professores responsáveis pelo subprojeto; 4. desenvolver metodologias e recursos de ensino, a fim de valorizar o papel do conhecimento histórico para formação intelectual, política e cultural dos alunos de nível médio e de ações interdisciplinares e transdisciplinares; 5. contribuir para a melhoria do ensino nas escolas e monitorar tal progresso através da análise e acompanhamento do envolvimento e desempenho escolar dos alunos do estabelecimento de ensino selecionado, dos resultados do ENEM (a curto e médio prazo) e dos resultados, a médio e longo prazo, do IDEB.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador / et ali – Integrante / Antonia Ramos do Nascimento Almeida – Integrante / Victor Póvoas Jucá Corrêa Lima – Integrante / Claudia Noemia Sousa – Integrante / Maria do Espírito Santo Carneiro Kaefer – Integrante / Tania Paula da Silva – Integrante.

2013 – 2015

Tutoria UFMT, EDITAL N.º 009/2013 PROEG/UFMT

Descrição: Professora tutora no programa de tutoria UFMT, EDITAL N.º 009/2013 PROEG/UFMT, com o plano de trabalho: Oficinas de História: leitura e escrita. Este projeto caracteriza-se pelo trabalho na forma de oficinas, no programa de tutoria, curso de História, Campus Cuiabá, onde a partir da leitura de textos da referida disciplina, busca-se fomentar o exercício de interpretação e da escrita dos diferentes tipos de textos acadêmicos. Dentre os objetivos do presente projeto, busca-se, contribuir na formação do aluno tutor, no sentido de melhor prepará-lo para o exercício da docência; dar subsídios e suportes para os estudantes atendido pelo Programa Tutoria no sentido de auxiliar para um melhor desempenho em disciplinas específicas; fomentar conceitos e fundamentos deficientes ou pouco desenvolvidos no Ensino Médio; elaborar ações a fim de evitar a desistência e reprovação em disciplinas do primeiro ano do graduando; e por fim, apresentar e elucidar os aspectos da escrita acadêmica em suas formas e especificidades..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Alexandra Lima da Silva – Coordenador.

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