Márcia Cabral da Silva

Produções bibliográficas

Artigos completos publicados em periódicos

1. SILVA, M. C.; OLIVEIRA, C. F. A. . Literatura negro afetiva na escrita de Sonia Rosa. Linha Mestra, v. 17, p. 52-63, 2023.

2. CASTILLO GÓMEZ, A. .; CABRAL DA SILVA, M. . Cultura escrita e sociedade em perspectiva histórica: conversa com Antonio Castillo Gómez. Revista Educação em Questão[S. l.], v. 60, n. 65, 2022. DOI: 10.21680/1981-1802.2022v60n65ID30591. 

3. VASCONCELLOS, M. C. C. ; SILVA, M. C. ; VIEIRA, C. M. C. . História de mulheres e educação: transgressões, resistências e empoderamento. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 23, p. 2-11, 2022.

4. SILVA, M. C.; SOARES, J. S. . Literatura infantil brasileira: produção acadêmica nos Congressos de Leitura do Brasil. Caderno de Letras, v. 42, p. 327-341, 2022.

5. SILVA, M. C.. Educação em escritas de si: o diário de Helena Morley (1893-1895). REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 59, p. 1-20, 2021.

6. SILVA, M. C.; OLIVEIRA, C. F. A.; FERREIRA, P. F. B. Rodas de leitura em uma Universidade Pública. Revista Linha Mestra, Campinas/SP: n.45, p. 256-265, set.-dez. 2021.

7.SILVA, M. C.ALMEIDA, C. B. . EM RESGATE DA HONRA, DOS VALORES FAMILIARES E DO FORTALECIMENTO DA NAC-A-O: LIGA DA DEFESA NACIONAL. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 16, p. 112, 2020.

8. DA SILVA, MÁRCIA CABRAL; SOARES, JOSIANE DE SOUZA . Prêmio FNLIJ ‘o melhor projeto editorial’: elementos da materialidade no livro de literatura para crianças. FRONTEIRAZ, v. 1, p. 138-152, 2020.

9. SILVA, M. C.. Historias da nossa terra: sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 1-20, 2020.

10. SILVA, MÁRCIA CABRAL DA; PÌNTO, MARIANE SOUSA . Discursos em disputa sobre a Bibliotheca Infantil em O Paiz (1894-1899). REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (UFRN. IMPRESSO), v. 56, p. 221-243, 2018.

11. SILVA, M. C.COSTA, A. S. . Leitura, literatura e formação na escola.. Linha Mestra, v. 36, p. 963-967, 2018.

12. SILVA, M. C.. Leitura e Educação. Pensar a Educação em Revista, v. 2, p. 3-22, 2016.

13. SILVA, M. C.SOUZA, M. E. P. S. . Representações de leitura em Minha Vida de Menina, de Helena Morley, e em As Três Marias, de Rachel de Queiroz. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1351-1356, 2016.

14. SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. . Cultura escrita na escola primária: a circulação de livros didáticos para ensino de leitura (1928-1961). Revista Brasileira de História da Educação, v. 16, p. 373-403, 2016.

15. SILVA, M. C.. Literatura e infância: entre filosofia, história e ‘despropósitos’. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, p. 197-210, 2015.

16. SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. . Literatura, Infância e Educação. Revista Teias (UERJ. Online), v. 16, p. 04-09, 2015.

17. SILVA, M. C.. Contribuições para a historiografia da Literatura Infantil e Juvenil no Brasil: Leonardo Arroyo e Cecília Meireles. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 1, p. 33-43, 2015.

18. SILVA, M. C.ALMEIDA, C. B. . As luzes da instrução: uma versão da história contada nos Annuarios de Minas Gerais. Revista Eletrônica Documento/Monumento, v. 15, p. 182-200, 2015.

19. SILVA, M. C.COSTA, A. S. . Por que ler literatura infantil? Conceitos e abordagens à luz das contribuições de Cecília Meireles (1930-1951). Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 1, p. 311-317, 2014.

20. SILVA, M. C.. Marisa Lajolo (org.). Monteiro Lobato, livro a livro: obra adulta Resenha. Orbis Tertius (En línea), v. XIX, p. 227-229, 2014.

21. SILVA, M. C.. Grupo focal em pesquisa qualitativa sobre leitura com jovens. Educar em Revista (Impresso), v. 43, p. 173-188, 2012.

22. SILVA, M. C.. Bartolomeu Campos de Queirós: artesão da palavra escrita. Revista Palavra, v. 1, p. 26-33, 2012.

23. SILVA, M. C.PAIVA, T. F. . Noções de História da Educação: ‘Modesta Flor’ em coleção para professores. Revista Teias (UERJ. Online), v. 1, p. 135-151, 2012.

24. SILVA, M. C.; VELOSO, A. C. S. . Perfis femininos na Literatura Infantil: uma abordagem histórica e comparativa (1930-1950). Mosaico (Goiânia), v. 5, p. 23-31, 2012.

25. SILVA, M. C.SOUZA, M. E. P. S. . Literatura prescritiva para meninas e moças no contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960. Leitura. Teoria & Prática, v. 58, p. 2522-2528, 2012.

26. SILVA, M. C.. An introduction to research in an undergraduate course: public libraries and the development of readers. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP), v. 004, p. 6-24, 2012.

27. SILVA, M. C.. A literatura na formação da criança e do jovem. Revista Letras (UFSM) online, v. 1, p. 91-107, 2011.

28. SILVA, M. C.. A circulação de textos literários entre crianças e jovens na sociedade contemporânea. Fronteiraz (São Paulo), v. 6, p. 1-11, 2011.

29. SILVA, M. C.. Educação de meninas e moças por meio da tradução e da edição de romances franceses. MOARA, v. 35, p. 149-166, 2011.

30. BETTENCOURT, A. M. ; FARIA, L. ; SILVA, M. C. ; Silva, R.J.V . Entrevista com Ana Maria Bettencourt. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 1, p. 199-206, 2010.

31. SILVA, M. C.. A coleção Menina e Moça: entre o bom comportamento moral e a formação do gosto Literário. Currículo sem Fronteiras, v. 1, p. 99-105, 2010.

32. SILVA, M. C.. A terceira margem do rio: apontamentos sobre literatura e cinema. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. 6, p. 1-12, 2010.

33. SILVA, M. C.. Dom Quixote das Crianças: sobre mediação e aspectos histórico-culturais da leitura. Miscelânea (Assis. Online), v. 1, p. 10-24, 2009.

34. SILVA, M. C.. O texto como aliado do trabalho do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Buriti: Revista Proler, v. 1, p. 59-67, 2009.

35. SILVA, M. C.. Introdução à pesquisa em um curso de graduação: sobre bibliotecas populares e formação de leitores. Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP), v. 003, p. 138-156, 2007.

36. SILVA, M. C.. Projeto de leitura: quem conta um conto, aumenta um ponto. Conto e reconto: Literatura e (re)criação Boletim 03, Rio de Janeiro, p. 65-76, 2006.

37. SILVA, M. C.. Infância de Graciliano Ramos: uma história da formação do leitor no Brasil. Sínteses (UNICAMP), v. 10, p. 587-596, 2005.

38. SILVA, M. C.. Primo Levi: notas sobre literatura de testemunho. Vivência (Natal), v. 29, p. 65-74, 2005.

39. SILVA, M. C.. Modos de Leitura no catálogo da Livraria José Olympio Editora, de 1949. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), São Paulo, v. 43, p. 29-34, 2004.

40. SILVA, M. C.. Leitura e leitores em circulação no Brasil, na passagem do século XIX ao XX. MOARA, v. 21, p. 89-114, 2004.


Livros publicados/organizados ou edições

1. SILVA, M. C.. Rodas de Leitura Literária. 1. ed. Curitiba: CRV, 2022. v. 1. 186p .

2. SILVA, M. C.. Memórias de Leitura, Docência e Pesquisa. 1. ed. Curitiba: CRV, 2020. v. 1. 132 p.

3. SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. (Org.) . Literatura, Leitura e Educação. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. v. 1. 221p .

4. SILVA, M. C.. Leitura, Pesquisa e Ensino. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. v. 1. 204p .

5. SILVA, M. C.. Infância e Literatura. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010. v. 1. 118p .

6. SILVA, M. C.. Uma história da formação do leitor no Brasil. 1ª. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. v. 1. 256p .

7. SILVA, M. C.. Exposição – Origens do Livro Infantil e Juvenil no Brasil – CURADORIA. 1. ed. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2009. v. 1.

8. SILVA, M. C.; CAPELLO, C. ; COELHO, L. M. ; FERNANDEZ, M. . Literatura na formação do leitor. Rio de Janeiro: Funadação CECIERJ, 2006. v. 3. 145p .

9. SILVA, M. C.; CAPELLO, C. ; COELHO, L. M. ; FERNANDEZ, M. . Literatura na formação do leitor. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005. v. 1. 116p .

10. SILVA, M. C.; CAPELLO, C. ; COELHO, L. M. ; FERNANDEZ, M. . Literatura na formação do leitor. 1. ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2005. v. 2. 201p .


Capítulos de livros publicados

1. SILVA, M. C.COSTA, A. S. . Lourenço Filho: um educador com atuação no campo da cultura. In: César Evangelista Fernandes Bressanin; Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida. (Org.). 90 anos do manifesto da escola nova no Brasil: II Colóquio Internacional do Diretório/ Grupo de Pesquisa Educação, História< memória e Cultura em Diferentes espaços Sociais. 1ed.Porto Alegre: FI, 2023, v. 1, p. 22-35.

2. SILVA, M. C.. Rodas de Leitura Literária na EDU: educação literária e formação leitora. In: Marcia Cabral da Silva. (Org.). Rodas de Leitura Literária. 1ed.Curitiba: CRV, 2022, v. 1, p. 21-35.

3. SILVA, M. C.; AZEVEDO, C. B. . O voto feminino à luz dos discursos da escritora Maria Eugenia Celso (1927-1932). In: VEIGA, Cynthia Greive Veiga; CARVALHO, Alexandre Filardi de; DA ROCHA, Maria Silvia Pinto de Moura. (Org.). Nasa asas da liberdade: a pesquisa na área de Fundamentos da Educação como possibilidade de reinventar os processos educadores. 1aed.Manaus: EDUA, 2022, v. 1, p. 265-273.

4. SILVA, M. C.; PACHECO, G. M. C. . Alma Infantil: hinos e versos cívicos para crianças sob a pena de Francisca Júlia da Silva. In: MELO, Carlos Augusto de. (Org.). Francisca Júlia Revisitada. 1ed.Uberlândia: Subsolo, 2022, v. 1, p. 140-160.

5. SILVA, M. C.; CARVALHO, M. R. ; SANTOS, S. S.. Leituras recomendáveis para crianças: anúncios e notas críticas sobre a Bibliotheca Infantil Quaresma no periódico O Paiz. In: PITASSILGO, Joaquim. (Org.). Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação. 1ed.Lisboa: HISTEDUP, 2021, v. 1, p. 261-274.

6. SILVA, M. C.. “Historias da nossa terra”: sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso (1907). In: LIMEIRA, Aline de Morais; CLEMENTE, Edgleide; GONDRA, José.. (Org.). Independência & Instrução no Brasil: História, Memória e Formação. 1ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2021, v. 1, p. 524-587.

7. SILVA, M. C.. A infância e o melhor método de aprender a ler no Terceiro Livro de Leitura, de Abílio César Borges. In: NASCIMENTO, Luciana Marino do; SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos; LUIZ, Douglas Marques. (Org.). Gêneros discursivos e modernidade. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 127-140.

8. SILVA, M. C.. Pesquisa e leitura: contribuições para a formação continuada de professores alfabetizadores. In: SILVA, Jaqueline Luzia. (Org.). Foramação de professores na educação de jovens e adultos: temas em debate. 1ªed.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2020, v. 1, p. 57-86.

9. SILVA, M. C.. Leitura e Educação. In: ORLANDO, Evelyn de Almeida; SILVA, Alexandra Lima da; FARIA FILHO, Luciano Mendes.. (Org.). Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação. 1ed.São Paulo: Edições Verona, 2020, v. 1, p. 161-185.

10. SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. . O texto sedutor na literatura infantil (1986), de Edmir Perrotti: entre o estético e o utilitário. In: MORTATTI, Maria do Rosario Longo; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani; OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de. (Org.). Clássicos brasileiros sobre literatura infantil (1943-1986). 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020, v. 1, p. 305-328.

11. SILVA, M. C.. O gênero poético no ensino de Literatura. In: LEURQUIN, Eulália; COUTINHO, Fernanda. (Org.). Literatura e Ensino. 1aed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 131-143.

12. SILVA, M. C.; Santos, Liana Pereira dos . “Força pedagógica que despertará o Brasil, gigante que dorme”: Revista Nacional (1921-1923). In: NERY, Ana Clara Bortoleto; GONDRA, José. (Org.). Imprensa Pedagógica na Ibero-América. 1ed.São Paulo: Alameda, 2018, v. 1, p. 177-206.

13. SILVA, M. C.SOUZA, M. E. P. S. . Vida Infantil e O Tico-tico: periódicos infantis híbridos (1947). In: DÍAZ, José María Hernández Díaz. (Org.). Prensa pedagógica, mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos. 1ed.Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, v. 1, p. 311-321.

14. SILVA, M. C.. Sobre leitura, pesquisa e formação. In: Luiz Barros Montez. (Org.). Crise social brasileira e suas representações acadêmicas: reflexões interdisciplinares sobre práticas teóricas e docentes no mundo da cultura em perspectiva de engajamento e resistência. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2018, v. 1, p. 53-81.

15. SILVA, M. C.. Literatura infantil brasileira: conceitos e problemas à luz dos estudos de Leonardo Arroyo e Cecília Meireles. In: SILVA, Márcia Cabral da; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. (Org.). Literatura, Leitura e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2017, v. 1, p. 41-56.

16. SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. . Apresentação. In: SILVA, Márcia Cabral da; BERTOLETTI, Estela Natalina Mantovani. (Org.). Literatura, Leitura e Educação. 1ed.Rio de Janeiro: Eduerj, 2017, v. 1, p. 9-16.

17. SILVA, M. C.. Alceu Amoroso Lima: de como orientar a infância e a adolescência e prevenir a precocidade (1938). In: GASPARELLO, Arlette; VILLELA, Heloisa de Oliveira Santos. (Org.). Educação na História: intelectuais, saberes e ações instituintes. 1ªed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2016, v. 1, p. 203-213.

18. SILVA, M. C.. O jovem e a leitura literária. In: Germana Sales; Mayara Guimarães; Izabela Leal. (Org.). Fronteiras Literárias na América Latina. 1ed.Campinas – SP.: Pontes, 2016, v. 1, p. 1-155.

19. SILVA, M. C.. Histórias da Avósinha (1936): contos clássicos e da tradição oral em meio aos livros para crianças de seu tempo. In: SOUZA, José Antonio de; SLAVEZ, Milka Helena Carrilho; FREITAS, Silvane Aparecida de.. (Org.). Linguagem. Educação e Cultura: abordagens, pesquisas e ensino. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 151-166.

20. SILVA, M. C.; SOARES, J. S. . Uma análise comparativa entre três edições do livro Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana maria Machado. In: SOUZA, José Antonio de; SLAVEZ, Milka Helena Carrilho; FREITAS, Silvane Aparecida de. (Org.). Linguagem, Educação e Cultura: abordagens, pesquisas e ensino.. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 187-203.

21. SILVA, M. C.. De como educar meninas e moças pela leitura de romances em coleções ( 1930-1960). In: CAMARA, Sônia. (Org.). Pesquisa(s) em História da Educação e da Infância: Conexões entre Ciência e História. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2014, v. 1, p. 517-536.

22. SILVA, M. C.. O ato de biografar em Infância, de Graciliano Ramos. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; CORDEIRO, Verbena Maria Rocha; VICENTNII, Paula Perin. (Org.). (Auto)biografia, Literatura e História. 1ed.Paraná: CRV, 2014, v. 1, p. 265-277.

23. SILVA, M. C.. A leitura literária como experiência. In: DALVI, Maria Amélia; REzende, Neide Luzia de; FALEIROS, Rita Jover. (Org.). Leitura de literatura na escola. 1ed.São Paulo: Parábola, 2013, v. 1, p. 51-66.

24. SILVA, M. C.. A biblioteca escolar do Pedagogium: entre livros de leitura e a arte de aprender a ler. In: MIGNOT, Ana Chystina Venancio. (Org.). Pedagogium: Símbolo da Modernidade Educacional Republicana. 1ed.Rio de Janeiro: Quartet, 2013, v. 1, p. 217-239.

25. SILVA, M. C.. Gêneros Textuais no Cotidiano Escolar: os Gêneros Epistolares. In: FERNANDEZ, Marcela Afonso; ROIPHE, Alberto. (Org.). Gêneros Textuais: Teoria e Prática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 1ªed.Rio de Janeiro: Rovelle, 2011, v. 1, p. 20-37.

26. SILVA, M. C.. Projetos de Leitura: planejamento e implementação. In: Programa Nacional de Incentivo à Leitura. (Org.). Cursos da Casa da Leitura. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2010, v. 5, p. 10-18.

27. SILVA, M. C.; MARTINS, M. R. . Experiências de leitura no contexto escolar. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. (Org.). Literatura: ensino fundamental. 1ed.Brasília: Ministério da Educação, 2010, v. 20, p. 23-40.

28. SILVA, M. C.. Literatura e infância: retratos extraídos da memória. In: SALES, Germana Maria Araújo, FURTADO, Marli Tereza. (Org.). Linguagem e identidade cultural. 1ªed.João Pessoa: Idéia, 2009, v. 1, p. 85-95.

29. SILVA, M. C.. Infância: apontamentos sobre experiência e formação. In: JOBIM E SOUZA, Solange; KRAMER, Sonia. (Org.). Política, cidade, educação: itinerários de Walter Benjamin. 1ªed.Rio de Janeiro: Editora PUC-RIo e Contraponto, 2009, v. 1, p. 243-258.

30. SILVA, M. C.. Biblioteca populares e a formação do leitor. In: Bastos, Maria Luiza Magalhães e Pereira, Rita Marisa Ribes. (Org.). Infância e Juventude: narrativas contemporâneas. 1ªed.Petrópolis, Rio de Janeiro: DPeAlii, 2008, v. , p. 71-86.

31. SILVA, M. C.; SANDRONI, L. ; ALBERNAZ, M. B. ; Silva, Luiz Antonio . Leitura: história e histórias. In: Pszczol, Eliane. (Org.). Cursos da Casa da Leitura. 1ed.Rio de Janeiro.: Fundação Biblioteca Nacional ; Ministério da Cultura., 2008, v. 1, p. 50-62.

32. SILVA, M. C.. O Papel da Literatura na Educação de Crianças Pequenas. In: Muniz, Cristina. (Org.). Esconderijos. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2002, v. 1, p. 103-110.

33. SILVA, M. C.. A criança e o livro: memória em fragmentos. In: Kramer, Sonia e Leite, Maria Isabel. (Org.). Infância e produção cultural. 1aed.Campinas: Papirus, 1998, v. 1, p. 151-170.


Textos em jornais de notícias/revistas

1. SILVA, M. C.. Bartolomeu Campos de Queirós para crianças e adultos. Carta Fundamental, São Paulo, p. 44 – 47, 12 mar. 2012.

2. SILVA, M. C.; F, Viviane . Um Guia para Leitura Infantil (entrevista). Jornal do Comércio – Diários Associados, Rio de Janeiro, p. C-2 – C-2, 20 maio 2011.

3. SILVA, M. C.. Como se forma um leitor (entrevista/depoimento). UERJ EM QUESTÃO, Rio de Janeiro -UERJ, p. 1 – 20, 04 dez. 2009.

4. SILVA, M. C.. UERJ EM DIA (entrevista) Um mergulho na literatura infanto-juvenil. Um mergulho na literatura infanto-juvenil, Rio de Janeiro, 08 set. 2009.

5.SILVA, M. C.. Pesquisa: Infância e Leitura (entrevista). Jornal da Unicamp, 12 maio 2003.


Trabalhos completos publicados em anais de congressos

1. SILVA, M. C.; CARVALHO, M. R. . Coleções de livros para crianças: indícios em anúncios de jornais e em notas críticas. In: XI Congresso Brasileiro de História da Educação, 2022, São Paulo. Anais Eletrônicos do XI Congresso Brasileiro de História da Educação. São Paulo: Puc São Paulo, 2022. v. 1. p. 1-14.

2. SILVA, M. C.; CARVALHO, M. R. ; SANTOS, S. S. . Leituras recomendáveis para crianças: anúncios e notas críticas sobre a Bibliotheca Infantil Quaresma no periódico O Paiz (1894-1896). In: XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação, 2021, Lisboa. Anais do XIV CIHELA 2021. Lisboa: HISEDUP, 2021. v. 1. p. 3.261-3.274.

3.SILVA, M. C.. A invenção da Bibliotheca Infantil Quaresma: mapeamento e inventário no acervo da Hemeroteca da Fundação Biblioteca Nacional (1894-1902). In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, 2019, Belém do Pará. Anais eletrônicos X CBHE. Belém – Pará: SBHE, 2019. v. 1. p. 1-15.

4.SILVA, MÁRCIA CABRAL DA. Coleção de livros para crianças: entre a cultura escolar e a literatura. In: XIII CIHELA: Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2018, Montevideo. Anais do XIII CIHELA @)!*. Montevido: Sociedade Uruguya de Historia de La Educación, 2018. v. 1. p. 1-12.

5.SILVA, M. C.; PINTO, M. S. . A Bibliotheca Infantil em O Paiz (1894 -1899). In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias – Educação e Democracia – Aprender e Ensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias – Educação e Democracia – Aprender e Ensinar para um mundo plural e igualitário. Petrópolis: Editora DP et ALL, 2017. v. 1. p. 1-9.

6.SILVA, M. C.; Santos, Liana Pereira dos . Álbum das Crianças: apontamentos sobre retratos da infância em um livro de leitura no Brasil. In: XI COLUBHE – Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2016, Cidade do Porto. Investigar, intervir e preservar: caminhos da História da Educação Luso-brasileira. Porto: CITCEM, 2016. v. 1. p. 7-24.

7.SILVA, M. C.. Livro para crianças: notas para se pensar as relações entre cultura escolar e práticas educativas para além da escola. In: XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2016, Medellín. Anais do XII Congresso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana. Medellín: Ed. Universidad de Antioquia, 2016. v. 1. p. 1-17.

8.AZEVEDO, C. B. ; SILVA, M. C. . Maria Eugenia Celso: uma intelectual na luta pelos direitos das mulheres ao voto nos anos de 1920 e 1930. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos Sociais e Educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2015. v. 1. p. 1-14.

9.SILVA, M. C.. José Olympio e a edição de uma coleção para menina e moça (1934-1960). In: VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2015, Maringá. Anais do VIII CBHE. Maringá: Editora da UEM, 2015. v. 1. p. 1-12.

10.SILVA, M. C.. Livros para crianças em coleções: o caso da Livraria Quaresma (1894-1960). In: X Congresso Luso Brasileiro da História da Educação: Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira, 2014, Curitiba. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira Anais. Lisboa: Sociedade Portuguesa de História da Educação, 2014. v. 1. p. 1-14.

11.SILVA, M. C.BERTOLETTI, E. N. M. . Memória da profissão docente: ser e fazer-se alfabetizador no sul de Mato Grosso (1940-1960). In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica: entre o público e o privado; modos de viver, narrar e guardar., 2014, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. Paraná: CRV, 2014. v. 1. p. 702-712.

12.SILVA, M. C.; PEREIRA, N. C. V. . Idade, sexo e tempo: um estudo de Alceu Amoroso Lima para a compreensão histórica da infância e da adolescência. In: VII Seminário Internacional as Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2013. v. 1. p. 1-12.

13.SILVA, M. C.. ‘Livros a mão cheia’ : sobre a biblioteca do Pedagogium ( 1897-1919) e a Arte de Aprender a Ler. In: III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro de História da Educação do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PUC, 2013. v. 1. p. 1-12.

14.SILVA, M. C.. Sobre literatura e infância. In: VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VI Colóquio Internacional de Filosofia da Educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012. v. 1. p. 1-12.

15.SILVA, M. C.. A arte de educar meninas e moças pela leitura de romances em coleções (1930-1960). In: IX Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2012, Lisboa. Rituais, Espaços e Patrimónios.Atas do IX Congresso Luso Brasileiro de História da Educação. Lisboa: Editora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2012. v. 1.

16.SILVA, M. C.. Educação de Meninas e Moças por meio da Tradução e da Edição de Romances. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação: Invenção, Tradição e Escrita da História da Educação, 2011, Espírito Santo. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória, 2011. v. 1. p. 1-14.

17.SILVA, M. C.. Leitura e prescrição na Coleção Menina e Moça da Livraria José Olympio Editora (1930-1950). In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1.

18.SILVA, M. C.. José Olympio: o editor da literatura brasileira e os laços de sociabilidade com escritores. In: IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica, 2010, São Paulo. IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto) biográfica. São Paulo: Adaltech Produções, 2010. v. 1. p. 1-10.

19.SILVA, M. C.AREIAS, D. de P. ; MORENO, R. R. M. ; SILVA, M. B. ; NOVAES, M.P.F ; PEREIRA, V. O. . A Coleção Menina e Moça: Leitura para educar “a difícil idade do entre-aberto botão, entre-fechada ros” (1930-1960). In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Rio de Janeiro. III Congresso Internacional Cotidiano- Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2010. v. 1. p. 1-15.

20.SILVA, M. C.. Leitura e educação para meninas e moças: a orientação católica e literária de Alceu Amoroso Lima (1930-1950). In: VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, 2010, São Luís do Maranhão. Anais do VIII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. São Luís do Maranhão: EDUFMA, 2010. v. 1. p. 1-15.

21.SILVA, M. C.. Livros para meninas e moças na produção editorial de José Olympio (1930-1950). In: II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial, 2009, Rio de Janeiro. Anais do II Seminário Brasileiro Livro e História Editorial. São Paulo: Edusp, 2009. v. 1. p. 5-224.

22.SILVA, M. C.. Práticas de leitura do jovem em uma escola de formação de professores. In: V Seminário Internacional As redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimo outro, 2009, Rio de Janeiro. Anais do V Seminário Internacional As redes de conhecimento e as tecnologias: os outros como legítimo outro. Rio de Janeiro: Laboratório Educação e Imagem, 2009. v. 1. p. 1-33.

23.SILVA, M. C.. A circulação de textos literários entre crianças e jovens na sociedade contemporânea. In: I SINAGEL – Simpósio Nacional de Grupos de Pesquisa em Estudos Literários, 2009, Maringá. Anais do SINAGEL. Paraná: Fundação Araucária, 2009. v. 1.

24.SILVA, M. C.. Instrução e método: a infância no Terceiro Livro de Leitura de Abílio César Borges, Barão de Macaúbas.. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americano, 2009, Rio de Janeiro. IX Congresso Iberoamericano de História da Educação. Rio de Janeiro: Quartet, 2009. v. 1. p. 1-272.

25.SILVA, M. C.. O grupo focal na pesquisa sobre leitura em um Curso de Graduação. In: 17º Congresso de Leitura do Brasil, 2009, Campinas. Anais do … Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2009. v. 1. p. 1-11.

26.SILVA, M. C.. Pesquisa, ensino e formação de leitores em um curso de graduação. In: II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2008, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2008. v. I. p. 5-367.

27.SILVA, M. C.. Mulher moderna, meninas e moças leitoras no catálogo da Livraria José Olympio Editora. In: Seminário Internacional: as redes de conhecimento e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007, Rio de Janeiro. CDROM do Seminário Internacional: as redes de conhecimento e a tecnologia: práticas educativas, cotidiano e cultura, 2007. p. 11-14.

28.SILVA, M. C.. História, modos de leitura e acervo. In: 16º COLE-Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas. Anais do 16º COLE. Campinas: UNICAMP, 2007. v. 1.

29.SILVA, M. C.. Múltiples enfoques de lectura en la sociedade de la información: las metáforas de los discursos de adolescentes. In: Congreso Lectura 2007 Para Leer el XXI Ppor el mejoramiento humano, 2007, Havana. Lectura 2007 Para leer el XXI Memoria. Havana: Centro de Investigacion y desarrollo de la Cultura Juan Marinello, 2007.

30.SILVA, M. C.. Os caminhos e o cotidiano da pesquisa: sobre bibliotecas populares e a formação de leitores. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE, 2006, Recife. XIII ENDIPE – XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.

31.SILVA, M. C.. Bibliotecas populares da cidade do Rio de Janeiro e a formação do leitor literário. In: Lugares dos Discursos X Congresso Internacional ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Internacional ABRALIC 2006.

32.SILVA, M. C.. Bibliotecas populares e a formação de leitores: os caminhos da pesquisa. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2005, Campinas. Anais do 15º COLE. Campinas: ALB, 2005.

33.SILVA, M. C.. A recepção de Infância, em 1945, nos arquivos do Museu Casa de Graciliano Ramos. In: IX Congresso Internacional – ABRALIC – Travessias, 2004, Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional ABRALIC – Travessias, 2004.

34.SILVA, M. C.. Correspondência de Raquel de Queiroz com José Olympio. In: I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial, 2004, Rio de Janeiro. http://www.livro e historia_ editorial.pro.br, 2004.

35.SILVA, M. C.. Modos de Leitura no catálogo da livraria José Olimpio editora, de 1949. In: II Congresso da História do Livro e da Leitura no Brasil, 2003, Campinas. Anais do II Congresso da Hisitória do Livro e da Leitura – As Coisas que tristes são as coisas consideradas sem ênfase. Campinas: ALB, 2003.

36.SILVA, M. C.. Sobre materialidade da leitura, em Infância, de Graciliano Ramos. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002, Belo Horizonte. Anais VIII Congresso Internacional Abralic 2002, 2002.

37.SILVA, M. C.. A mediação feminina na formação do leitor-criança. In: IV Seminário Internacional de História da Literatura, 2001, Porto Alegre. Anais do IV Seminário Internacional de História da Literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.

38. SILVA, M. C.. D. Quixote das Crianças: sobre desenvolvimento intelectual e aspectos cognitivos da leitura. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. Anais do 13º COLE, 2001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1. SILVA, M. C.; AZEVEDO, C. B. . Mulheres sufragistas na Federação Brasileira para o Progresso Feminino (1922- 1934): atividades laborais, direitos e perspectivas de emancipação. In: 41a Reunião Nacional da Anped, 2023, Manaus. Anais da 41a Reunião Nacional da Anped. Manaus: UFAM, 2023. v. 1. p. 1-5.

2. SILVA, M. C.; AZEVEDO, C. B. O voto feminino à luz dos discursos da escritora Maria Eugenia Celso (1927-1932). In: 40a Reunião nacional da Anped – Educação como práticada liberdade: cartas da Amazônia para o mundo, 2021, Belém. Anais da 40a Reunião Nacional da Anped. Belém: Editora da UFPA, 2021. v. 1. p. 1-7.

3. SILVA, M. C.. Ensino e leitura em dois manuais escolares: A Arte de Aprender a Ler e Terceiro Livro de Leitura, do Barão de Macaúbas (1892 – 1906). In: VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação, 2008, Porto. VII Congresso Luso-brasileiro de História da Educação – Livro de Resumos. Porto: SPCE, 2008. v. 1. p. 1-560.

4. SILVA, M. C.. Materialidade da leitura no romance Infância, de Graciliano Ramos. In: 84th Annual Meeting – The American Association of Teachers of Spanish and Portuguese, 2002, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2002.

5. SILVA, M. C.. A mediação feminina na formação do leitor criança. In: I Encontro Internacional, 2001, Londrina. Caderno do I Encontro Internacional A Representação da Imagem Feminina. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2001.


Resumos publicados em anais de congressos

1.SILVA, M. C.; VELOSO, A. C. S. ; ISAIAS, G. G. ; MORENO, R. R. M. . Práticas de Leitura e Juventudes. In: III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira – Juventudes no Mundo Contemporâneo, 2008, Goiás. III Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira. Goiás, 2008.

2.SILVA, M. C.. A terceira margem do rio: apontamentos sobre literatura e cinema. In: II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas, 2007, Rio de Janeiro. II Simpósio Internacional de Letras Neolatinas. Culturas, Discurso e Poder.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. p. 1-57.

3.SILVA, M. C.. Literatura e Infância: retratos extraídos da memória. In: I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia – I CIELLA, 2007, Belém – Pará. Anais do I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia. Belém: Laboratório de Ciência da Linguagem, 2007. v. I. p. 1-109.

4.SILVA, M. C.. Práticas de Leitura em Infância. In: 1º Simpósio Internacional de Letras Neolatinas: Entre moinhos e livros: audácias e impasses da modernidade (Homenagem a Cervantes) – Faculdade de Letras/UFRJ, 2005, Rio de Janeiro. Programa e Resumos, 2005.

5.SILVA, M. C.. Infância e Leitura. In: I Jornada Científica de Pedagogia, 2004, Rio De Janeiro. Caderno de Resumos, 2004.

6.SILVA, M. C.. Sistemas Simbólicos e Produção de Subjetividades. In: II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós – Graduação em Artes Cênicas, 2001, Salvador. Caderno de resumos do II Congresso da associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2001.

7. SILVA, M. C.. Projeto de Pesquisa: Infância e Leitura. In: Seminàrio de Teses em Andamento, 2000, Campinas. Caderno de resumos, 2000.

8.SILVA, M. C.; SME- RJ . Educação em Arte: encaminhamentos e experiências no sistema municipal de ensino na Cidade do Rio de Janeiro. In: XII Congresso nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil, 1999, Salvador. Caderno de Resumos, 1999. v. 1.


Artigos aceitos para publicação

1. SILVA, M. C.COSTA, A. S. ; SANTOS, S. S. . Saber anunciar é tudo: cartazes ilustrados nas páginas do Magazine O Mercúrio (1898). Linha Mestra, 2023.

2. SILVA, M. C.; CARVALHO, M. R. . Livros em coleções endereçadas às crianças brasileiras: uma perspectiva histórica. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), 2023.


Apresentações de Trabalho

1. SILVA, M. C.. Infância de Graciliano Ramos: um projeto memorialístico e social. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2. SILVA, M. C.. Sobre a arte de guardar jornais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3. SILVA, M. C.. Graciliano Ramos: memórias da infância na passagem do século XIX ao XX. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4. SILVA, M. C.. A MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5. SILVA, M. C.. Historias da nossa terra: sobre o projeto cívico de construção da nação brasileira por meio do impresso. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6. SILVA, MÁRCIA CABRAL DA. Impressos, Infância e História da Educação: relatos de pesquisas. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7. SILVA, M. C.SOUZA, M. E. P. S. . Vida Infantil e O Tico-tico: periódicos infantis híbridos (1947). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8. SILVA, M. C.; PINTO, M. S. . A Bibliotheca Inafntil em O Paiz (1894-1899). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9. SILVA, M. C.. Modelling the childhood through textbooks: Através do Brasil (1910). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10. SILVA, M. C.; Santos, Liana Pereira dos . Força Pedagógica que despertará o Brasil, gigante que dorme: Revista nacional (1921-1923). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11. SILVA, M. C.; Santos, Liana Pereira dos . Álbum das Crianças: apontamentos sobre retratos da infância em um livro de leitura no Brasil (1897). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12. SILVA, M. C.. Literatura, infância e História da Educação Brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13. SILVA, M. C.. Sobre leitura e formação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14. SILVA, M. C.; MORAES, D. Z. ; MARQUES, L. P. S. M. P. ; RESENDE, N. L. . Entre os caminhos da literatura, história e autobiografia: relações possíveis e imaginadas. O ato de biografar em Infância de Graciliano Ramos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

15. SILVA, M. C.. O jovem e a leitura literária. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16. SILVA, M. C.. O livro de ficção para crianças no Brasil: conceituação e aspectos históricos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17. SILVA, M. C.; ROIPHE, A. . Literatura e Formação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18. SILVA, M. C.. Leitura e normas de conduta na coleção Menina e Moça. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19. SILVA, M. C.. História da Leitura em Imagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20. SILVA, M. C.. O grupo focal na pesquisa sobre leitura em um curso de graduação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21. SILVA, M. C.. A circulação de textos literários entre crianças e jovens na sociedade contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22. SILVA, M. C.; VELOSO, A. C. S. ; ISAIAS, G. G. ; MORENO, R. R. M. . Práticas de Leitura e Juventudes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23. SILVA, M. C.. Leitura: história e histórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24. SILVA, M. C.. Formação de leitores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25. SILVA, M. C.. A Literatura na Formação de crianças e jovens. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26. SILVA, M. C.; CORSINO, P. ; PEREIRA, R. R. ; CASTRO, C. M. ; ANDRADE, P. D. . Infância: apontamentos sobre experiência e formação. Walter Benjamin: leituras e apropriações II. A infância e a história. As crianças e as histórias.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27. SILVA, M. C.. Literatura e infância: retratos extraídos da memória – I Congresso Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários na Amazônia (I CIELLA). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28. SILVA, M. C.. Mulher moderna, meninas e moças leitoras no catálogo da Livraria José Olympio Editora. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29. SILVA, M. C.. História, modos de leitura e acervo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30. SILVA, M. C.. Leitura na escola e na vida em sociedade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31. SILVA, M. C.. A terceira margem do rio: apontamentos sobre literatura e cinema. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

32. SILVA, M. C.. Bibliotecas Populares da Cidade do Rio de Janeiro e a formação do leitor literário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33. SILVA, M. C.. Os caminhos e o cotidiano da pesquisa: sobre bibliotecas populares e a formação de leitores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

34. SILVA, M. C.; CAPELLO, C. ; VELLASQUEZ, F. . Literatura na formação do leitor: contribuições de uma disciplina. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35. SILVA, M. C.. Bibliotecas populares e a formação de leitores: os caminhos da pesquisa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36. SILVA, M. C.. Práticas de Leitura em Infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

37. SILVA, M. C.. Gêneros textuais e a formação de leitores jovens e adultos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38. SILVA, M. C.. Práticas de Leitura e de Escrita na escola: Letramento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

39. SILVA, M. C.. Correspondência de Rachel de Queiroz com José Olympio. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

40. SILVA, M. C.. A recepção de Infância, em 1945, nos arquivos do museu Casa de Graciliano Ramos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

41. SILVA, M. C.. Infância e Leitura. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

42. SILVA, M. C.. Compromisso social da escola na formação de leitores. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

43. SILVA, M. C.. Modos de leitura no catálogo da Livraria José Olympio Editora. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

44. SILVA, M. C.. Sobre materialidade da leitura, em Infância, de Graciliano Ramos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

45. SILVA, M. C.. Materialidade da leitura no romance Infância, de Graciliano Ramos. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

46. SILVA, M. C.. D. Quixote das crianças: sobre desenvolvimento intelectual e aspectos cognitivos da leitura. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

47. SILVA, M. C.. A mediação feminina na formação do leitor-criança. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

48. SILVA, M. C.. A mediação feminina na formação do leitor-criança. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Outras produções bibliográficas

1. GOMEZ, A. C. ; SILVA, M. C. . Grafias no Cotidiano: escrita e sociedade na História (séculos XVI a XX). Rio de Janeiro e Niterói: EDUERJ e EdUFF, 2022 (Revisão Técnica).

2. SILVA, M. C.. Ampulheta – Exposição Mulheres e Educação no século XIX: artefatos e sensibilidades. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2022 (Verbete).

3. SILVA, M. C.. Rodas de Leitura Literária. Curitiba, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4. SILVA, M. C.. Prefácio para Infâncias, crianças e literatura.. Rondônia, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

5. SILVA, M. C.; AZEVEDO, C. B. . Prefácio para Maria Eugenia Celso: Entre o impresso feminino, a casa e o espaço público. Mauritius, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

6. SILVA, M. C.. Apresentação – Fronteiras Literárias na América Latina. Campinas – SP., 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

7. Velozo, T. ; SILVA, M. C. . Alice faz aniversário, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

8. SILVA, M. C.; MARTINS, M. R. . Experiências de leitura no contexto escolar – Coleção Explorando o Ensino. Brasília: MEC – SEB, 2009 (Material de apoio para a formação de professores regentes de apoio pedagógico do 1º, 2º e 3º ciclos).

9. SILVA, M. C.. O texto como aliado do trabalho do professor das séries iniciais. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de educação, 2008 (Material de apoio para a formação de professores regentes de apoio pedagógico do 1º, 2º e 3º ciclos).

10. SILVA, M. C.. À toa, à toa. Campinas – São Paulo: Papirus, 2006 (Resenha – Acervo para a infância -Literatura – Museu da Infância).

11. SILVA, M. C.. Tem gente olhando. Campinas – São Paulo: Papirus, 2006 (Resenha – Acervo para a infância – Literatura- Museu da Infância).

12. SILVA, M. C.; VIEIRA, A. S. ; FERNANDES, C. R. D. ; MARTINS, M. R. . Manual de organização e uso da biblioteca escolar, salas de leitura, com capítulo referente ao uso do dicionário 2005 (Projeto Nacional de formação de professores dos anos iniciais. Programaemergencial pró-letramento).

13. SILVA, M. C.. Infância de Graciliano Ramos: uma história da formação do leitor no Brasil. Campinas: Unicamp, 2004 (Tese de Doutorado).

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora