Mariana Elena Pinheiro dos Santos de Souza

Produções bibliográficas

Artigos completos publicados em periódicos

1. SOUZA, M. E. P. S.. DE VIDA INFANTIL À VIDA JUVENIL: UMA JORNADA PELOS ARQUIVOS. https://doi.org/10.5281/zenodo.6338552, v. 4, p. 134, 2022.

2. MARQUES, T. M. ; SOUZA, M. E. P. S. . A aula-passeio numa perspectiva inclusiva: um relato de experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Perspectivas em Educação Básica, v. 4, p. 292-301, 2021.

3. NASCIMENTO, L. M. ; SOUZA, M. E. P. S. . Modern printed: Recreio das damas? newspaper (1863). IOSR JOURNAL OF HUMANITIES AND SOCIAL SCIENCE (ONLINE), v. 26, p. 13-23, 2021.

4. SOUZA, M. E. P. S.. De Vida Infantil à Vida Juvenil: uma jornada pelos arquivos. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, v. 3, p. 53-65, 2021.

5. SOUZA, M. E. P. S.. Leitura Em Revista: A Coluna História Do Brasil Para Crianças (1948). Linha Mestra, v. 36, p. 1012-1018, 2018.

6. PINTO, M. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . Os discursos veiculados em dois romances da Coleção Menina e Moça: uma análise bakhtiniana. Linha Mestra, v. 30, p. 1020-1024, 2016.

7. SILVA, M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. . Representações de leitura em Minha Vida de Menina, de Helena Morley, e em As Três Marias, de Rachel de Queiroz. Linha Mestra (Associação de Leitura do Brasil), v. 30, p. 1351-1356, 2016.

8. SILVA, M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. . Literatura Prescritiva para Meninas e Moças em contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960. Leitura. Teoria & Prática (Campinas), v. 18, p. 2522-2528, 2012.


Livros publicados/organizados ou edições

1. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. 90 anos do manifesto da escola nova no Brasil. 1. ed. Cachoeirinha: Fi, 2023. v. 1. 513p .

2. SOUZA, M. E. P. S.. Estudos em Educação: Inclusão, Docência e Tecnologias. 1. ed. Formiga: Uniesmero, 2022. v. 1. 176p .

3. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. Intelectuais, impressos e História da Educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Grupeel, 2022. v. 1. 12p .

4. SOUZA, M. E. P. S.; NASCIMENTO, L. M. (Org.) . Gêneros Discursivos e Modernidade. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1. 194p .

5. SOUZA, M. E. P. S.. O feminino, a formação identitária e literária em As Três Marias. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2016. 80p .

Capítulos de livros publicados

1. SOARES, J. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . SOBRE PANDEMIA E ENSINO REMOTO: indícios discursivos de uma infância escolarizada. In: Ulisses Dias da Silva; Raquel Silveira Fonseca; Andreza Oliveira Berti. (Org.). CALEIDOSCÓPIOS: O colégio de aplicação da ufrj frente à pandemia DE COVID-19. 1ed.Curitiba: CRV, 2023, v. 1, p. 19-34.

2. SOUZA, M. E. P. S.; REIS, G. ; MARTINS, I. M. B. Sentimentos. In: Graça Reis; Ilana Maria Bittencourt Martins. (Org.). #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social. 1ed.Rio de Janeiro: Ayvu Editora, 2020, v. 1, p. 26-32.

3. SOUZA, M. E. P. S.. Sobre divertir, educar e instruir as crianças: o caso da revista Vida Infantil (1947-1951). In: Willian Douglas Guilherme. (Org.). Avaliação, Políticas e Expansão da Educação Brasileira 6. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 6, p. 179-192.

4. SOUZA, M. E. P. S.. Língua, enunciado e ideologia em A Borboleta (1857). In: BRAGANÇA JÚNIOR, A.A.; MONTEZ, L.B.; NASCIMENTO, L.M.; VILELA, W.; VICTOR NETO, J.. (Org.). Topografias culturais e literárias: Espaços e discursos em diálogo. 1ed.São Paulo: Ixtlan, 2018, v. 1, p. 208-220.

5. SOUZA, M. E. P. S.. Uma análise das páginas de anúncios do jornal O Besouro (1878). In: NASCIMENTO, Luciana. (Org.). Tempo de Escrita: As muitas imagens do Brasil na Literatura. 1ed.São Paulo: Ixtlan, 2018, v. 1, p. 127-139.

6. SOUZA, M. E. P. S.SILVA, M. C. . Vida Infantil e O Tico-Tico: periódicos infantis híbridos (1947). In: José María Hernández Díaz. (Org.). Prensa Pedagóigica, Mujeres, Niños, Sectores Populares y otros fines educativos. Ied.Salamanca: Aquilafuente, 2018, v. I, p. 311-322.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. ALMEIDA, J. ; SOUZA, M. E. P. S. ; PINTO, M. S. ; PINTO, M. L. S. . Picnic das Palavras. Revista Appai Educar: Informação ao Profissional de Educação, http://pt.calameo.com/read/004, p. 8 – 9, 31 out. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congresso

1.CARVALHO, M. R. ; SOUZA, M. E. P. S. . A Construção da Narrativa Nacionalista Para Crianças: Apontamentos Sobre ?As Aventuras de Tibicuera? (1937) e a Coluna ?História do Brasil Para Crianças? (1948). In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, 2019, Belém. Anais Eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação. Belém: Comissão Editorial do Evento, 2019. p. 2068-2083.

2. SOUZA, M. E. P. S.. O discurso recreativo em revista: o que diziam as histórias em quadrinhos de Vida infantil (1949-1950)?. In: X Congresso Brasileiro de História da Educação, 2019, Belém. Anais Eletrônicos do X Congresso Brasileiro de História da Educação. Belém: Comissão Editorial do Evento, 2019. p. 1954-1967.

3. SOUZA, M. E. P. S.. Revista Vida Infantil: instrumento de entretenimento, educação e instrução (1947 ? 1950). In: I SEMINÁRIO DA LINHA INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA: DIÁLOGOS DISCENTES, 2018, Rio de Janeiro. I SEMINÁRIO DA LINHA INSTITUIÇÕES, PRÁTICAS EDUCATIVAS E HISTÓRIA: DIÁLOGOS DISCENTES. Rio de Janeiro, 2018. v. I. p. 19-20.

4. SOUZA, M. E. P. S.. Leitura em Revista: A coluna História do Brasil para crianças (1948). In: 21º Congresso de Leitura do Brasil: Leituras dissonantes, 2018, Campinas. 21º Congresso de Leitura do Brasil: Leituras dissonantes. Campinas, 2018.

5. SILVA, M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. . Vida Infantil e O Tico-Tico: periódicos infantis híbridos (1947). In: III Jornadas de Prensa Pedagógica, 2018, Salamanca. Prensa Pedagógica, mujeres, niños, sectores populares y otros fines educativos. Salamanca: Aquilafuente, 2018. p. 311-321.

6. SOUZA, M. E. P. S.. Sobre divertir, educar e instruir as crianças: o caso da Revista Vida Infantil (1947 – 1951). In: IX As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia – aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio de Janeiro. IX As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e Democracia – aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro, 2017. p. 1-9.

7. SOUZA, M. E. P. S.; PINTO, M. S. ; PINTO, M. L. S. . A literatura e as vozes da infância: o caso do Picnic de Palavras Brasil. In: I Congresso de Estudos da Infância, 2017, Rio de Janeiro. I Congresso de Estudos da Infância, 2017.

8. SOUZA, M. E. P. S.; SANTOS, D. S. . O MAGISTÉRIO E O CELIBATO FEMININO A PARTIR DE DUAS OBRAS DE RACHEL DE QUEIROZ (1930). In: Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, 2016, Medellín. Historia de las instituciones, prácticas y saber pedagógico en Iberoamerica, 2016. p. 1-14.

9. SOUZA, M. E. P. S.. A ÓTICA MEMORIALISTA NO ROMANCE AS TRÊS MARIAS (1939), DE RACHEL DE QUEIROZ. In: Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica, 2016, Cuiabá. Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica, 2016. p. 1-7.

10. PINTO, M. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . ?EU PREFIRO AS BRUXAS?: LINGUAGEM E INTERAÇÃO VERBAL NO PICNIC DE PALAVRAS BRASIL. In: VI Seminário Vozes da Educação, 2016, São Gonçalo. Seminário Vozes da Educação 20 anos : Memórias, Políticas e Formação Docente. São Gonçalo, 2016. v. 5. p. 1-13.

11. SOUZA, M. E. P. S.; SOUZA, R. G. . A escrita epistolar e as redes de sociabilidade: alguns apontamentos. In: VIII Seminário Internacional As Redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e a educação, 2015, Rio de Janeiro. As redes educativas e as tecnologias: movimentos sociais e educação. Rio de Janeiro, 2015. p. 1-13.

12. SOUZA, M. E. P. S.; TASMERAO, A. S. . Rachel de Queiroz: Entre redes de sociabilidade e a sua formação cultural. In: VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica, 2014, Rio de Janeiro. VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Rio de Janeiro: EdUerj, 2014. p. 1-14.

13. SOUZA, M. E. P. S.. A educação feminina na perspectiva da Coleção Menina e Moça. In: III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro, 2013, Rio de Janeiro. III Encontro de História da Educação no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013. p. 1-13.

14. SOUZA, M. E. P. S.. Romances para meninas e moças: entre os discursos moralizantes e as tradutoras de renome. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013, Cuiabá. VII Congresso Brasileiro de História da Educação, 2013. p. 1-14.

15. SILVA, M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. . Leitura prescritiva para meninas e moças no contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960. In: 18º Congresso de Leitura do Brasil, 2012, Campinas. 18º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Global, 2012. p. 2522-2528.

16. SOUZA, M. E. P. S.. O gênero feminino em romances da Coleção Menina e Moça: contribuições de Rachel de Queiroz. In: XVI Semana da Educação: Os sentidos da pedagogia hoje, 2011, Rio de Janeiro. XVI Semana da Educação: os sentidos da pedagogia hoje. Rio de Janeiro, 2011. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos

1.SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. Infância e Juventude em revista: o projeto de formação da Sociedade Gráfica Vida Doméstica (1947-1949). In: I Seminário do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação, 2022, Rio de Janeiro. Anais do I Seminário do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação. Rio de Janeiro: GRUPEEL, 2022. v. 1. p. 8-11.

2. SOUZA, M. E. P. S.. Do que as crianças precisam saber? Análise da seção ‘As Crianças Precisam Saber’, de Vida Infantil (1949). In: ANPEd | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020, Rio de Janeiro. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2020.

3. CARVALHO, M. R. ; PINTO, G. C. M. P. ; SOUZA, M. E. P. S. . Infâncias para o feminino: a dimensão educativa do impresso (1917 – 1947). In: ANPEd | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020, Rio de Janeiro. Anais das Reuniões Regionais da ANPEd, 2020.

4. SOUZA, M. E. P. S.. A seção Correspondência em revista: Vida Infantil (1949). In: X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2019, Rio de Janeiro. Liberdade acadêmica e conhecimentos nas instituições educativas e suas histórias. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2019. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos

1. SOUZA, M. E. P. S.. A Coleção Menina e Moça a partir da análise de alguns romances publicados entre 1940 e 1960. In: UERJ Sem Muros, 2014, Rio de Janeiro. 25ª UERJ Sem Muros. Rio de Janeiro: EdUerj, 2014.

Artigos aceitos para publicação

1. SOUZA, M. E. P. S.. Quem conta um conto aumenta um ponto: breve análise dos contos de Vicente Guimarães em Vida Infantil (1947-1960). Linha Mestra, 2021.

2. COSTA, A. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . Leitura e infância: a escrita de Lucia Miguel Pereira para crianças (1937 ? 1948). Linha Mestra, 2021.

Apresentações de Trabalho

1. SOUZA, M. E. P. S.. Aspectos do Projeto Educativo da Revista Vida Juvenil (1949-1959). 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. O Jovem em Revista: Vida Juvenil (1949-1959). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3. CARVALHO, M. R. ; SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de . As propagandas em periódicos como estratégia de formação do gosto carioca (1950). 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. DISCURSOS PARA A JUVENTUDE NO PERIÓDICO VIDA JUVENIL (1951). 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. Infância e Juventude em revista: o projeto de formação da Sociedade Gráfica Vida Doméstica (1947-1949). 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6. SOUZA, Mariana Elena Pinheiro dos Santos de. ALGUMAS PRODUÇÕES PERIÓDICAS PARA OS JOVENS DO BRASIL (1940-1950). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7. SOUZA, M. E. P. S.. Conteúdos escolares para crianças em revista: Vida Infantil (1950). 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8. SOARES, J. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . Ensino remoto: o que dizem as crianças?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9. SOUZA, M. E. P. S.. Do que as crianças precisam saber? Análise da seção ‘As Crianças Precisam Saber’, de Vida Infantil (1949). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10. CARVALHO, M. R. ; PINTO, G. C. M. P. ; SOUZA, M. E. P. S. . Infâncias para o feminino: a dimensão educativa do impresso (1917 – 1947). 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11. SOUZA, M. E. P. S.. O discurso recreativo em revista: o que diziam as Histórias em Quadrinhos de Vida Infantil (1949-1950)?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12. CARVALHO, M. R. ; SOUZA, M. E. P. S. . A Construção da Narrativa Nacionalista Para Crianças: Apontamentos Sobre ?As Aventuras de Tibicuera? (1937) e a Coluna ?História do Brasil Para Crianças?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13. SOUZA, M. E. P. S.. Entre anunciar e informar: as propagandas em O Besouro (1878). 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14. SOUZA, M. E. P. S.SILVA, M. C. . Vida Infantil e O Tico-Tico: periódicos infantis híbridos (1947). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15. SOUZA, M. E. P. S.. Revista Vida Infantil: instrumento de entretenimento, educação e instrução (1947 ? 1950). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16. SOUZA, M. E. P. S.. FORMA E CULTURA ESCOLAR EM UMA REVISTA BRASILEIRA: O CASO DA REVISTA VIDA INFANTIL (1947). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17. SOUZA, M. E. P. S.. Sobre divertir, educar e instruir as crianças: o caso da Revista Vida Infantil (1947 – 1951). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18. SOUZA, M. E. P. S.. Língua, enunciado e ideologia em A Borboleta (1857). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19. SOUZA, M. E. P. S.; PINTO, M. S. . OS DISCURSOS VEICULADOS EM DOIS ROMANCES DA COLEÇÃO MENINA E MOÇA: UMA ANÁLISE BAKHTINIANA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20. SILVA, M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. . REPRESENTAÇÕES DE LEITURA EM MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY, E EM AS TRÊS MARIAS, DE RACHEL DE QUEIROZ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21. PINTO, M. S. ; SOUZA, M. E. P. S. . ?EU PREFIRO AS BRUXAS?: LINGUAGEM E INTERAÇÃO VERBAL NO PICNIC DE PALAVRAS BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22. SILVA, M. C. ; GARCIA, L. M. C. ; SOUZA, M. E. P. S. ; COSTA, A. S. ; PINTO, M. S. . Curso Projeto de Leitura: Planejamento e Implementação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23. SOUZA, M. E. P. S.; SANTOS, J.S. . Sobre a criação de instrumentos de análise para o exame de fontes na História da Educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24. SOUZA, M. E. P. S.. A elaboração do trabalho monográfico: desafios e alguns resultados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25. SOUZA, M. E. P. S.. O feminino, a formação identitária e literária em As Três Marias, de Rachel de Queiroz (1939). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26. SOUZA, M. E. P. S.; SOUZA, R. G. . A escrita epistolar e as redes de sociabilidade: alguns apontamentos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27. SOUZA, M. E. P. S.. Apontamentos sobre a feminização do magistério a partir da leitura de ‘O Quinze’, de Rachel de Queiroz (1930). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28. SOUZA, M. E. P. S.; TASMERAO, A. S. . Rachel de Queiroz: Entre redes de sociabilidade e a sua formação cultural. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29. SANTOS, J.S. ; SOUZA, M. E. P. S. . A dimensão educativa do impresso na correspondência entre José Olympio e Rachel de Queiroz. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30. SOUZA, M. E. P. S.. Romances para Meninas e Moças: entre os discursos moralizantes e as tradutoras de renome. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31. SOUZA, M. E. P. S.. A Educação Feminina na Perspectiva da Coleção Menina e Moça (1934 – 1960). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32. SOUZA, M. E. P. S.. Entre Discursos e Representações: Um estudo sobre a Coleção Menina e Moça. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

33. SOUZA, M. E. P. S.SILVA, M. C. . Literatura prescritiva para meninas e moças no contexto brasileiro dos anos de 1940 a 1960. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34. SOUZA, M. E. P. S.. A Coleção Menina e Moça: leitura educativa e moralizante. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

35. SOUZA, M. E. P. S.. Metodologia da pesquisa em História da Educação: aspectos concernentes a um estudo realizado na Fundação Biblioteca Nacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36. PAULA, J. T. A. ; SOUZA, M. E. P. S. . O gênero feminino em romances da Coleção Menina e Moça: Contribuições de Rachel de Queiroz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas

1. SOUZA, M. E. P. S.. Grau de Ideação Suicida em estudantes universitários homossexuais da Universidade de São Paulo (USP). Bogotá, 2015. (Tradução/Outra).

2. SOUZA, M. E. P. S.; ALVES, A. R. . La Pedagogía por proyecto como tema de formación continuada de profesores: tejiendo los caminos de una vicedirectora, 2014. (Tradução/Artigo).

3. SOUZA, M. E. P. S.; ALVES, A. R. . Alfabetización con la Pedagogía por Proyectos, 2014. (Tradução/Artigo).

4. SOUZA, M. E. P. S.; ALVES, A. R. . La Pedagogía por Proyectos: la alfabetización y la formación de profesores, 2014. (Tradução/Artigo).

5. SOUZA, M. E. P. S.; ALVES, A. R. . La Pedagogía por Proyectos en contrapartida a las prácticas pedagógicas artificiales, 2014. (Tradução/Artigo).


Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora